Se praticar exercícios em casa não é fácil, imagina só agora, no inverno. A temperatura diminui e a preguiça aumenta, não é verdade? Mas se você pensa que o frio dificultará a vida de quem tenta se exercitar, saiba que ele pode ser a desculpa perfeita para você esquentar o corpo, manter a saúde e ainda perder umas calorias!
Mas atenção! Antes de iniciar sua prática, é muito importante fazer um alongamento e aquecimento, como caminhadas ou trotes, já que, no inverno, a musculatura fica mais contraída e o risco de lesão aumenta.
O ideal é fazer o pré-aquecimento durante 15 a 20 minutos antes da prática. Não se esqueça também do uso de roupas leves e tênis adequados!
Subida de escadas
Se você mora ou trabalha em um prédio, uma boa forma de esquentar o corpo é subir e descer escadas. O importante é fazer a atividade de forma repetitiva, por, pelo menos, meia hora.
Além de tonificar pernas e glúteos, a subida e a descida de escadas ajuda a melhorar a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.
Corrida em pé
Essa é uma excelente forma de esquentar o corpo. Como o nome já diz, você corre em pé, parado (a) e elevando os pés alternadamente. Muita atenção à postura e ao impacto nos joelhos e pés! O ritmo, o tempo e o esforço aplicados devem variar de acordo com o seu grau de condicionamento físico.
Esteira, bicicleta ou elípticos
Agora que fazer exercícios ao ar livre não é uma boa opção, ter equipamentos estáticos em casa é uma alternativa muito interessante.
Uso de acessórios
Além das esteiras, bicicletas e elípticos, utilizar acessórios como halteres, fitas elásticas e steps é uma excelente forma de praticar exercícios em casa, principalmente os que envolvem o fortalecimento muscular. E lembre-se, neste caso, mais vale a qualidade do movimento que a quantidade de carga!
Pular corda
Brincadeira de criança também é exercício físico! E esta, especificamente, é uma prática muito utilizada na queima de calorias (pode chegar até a dez calorias por minuto!) e manutenção de um corpo saudável.
Pular corda ajuda a tonificar os músculos da perna, melhorar a coordenação motora e aumenta a frequência cardíaca. Cuide apenas para fazer os movimentos com uma boa postura e use um calçado que ajude a amortecer o impacto.
Abdominais
Não tem jeito, a melhor forma de fortalecer os músculos do abdômen e, de quebra, acabar com aquelas gordurinhas localizadas, é fazer abdominais!
Assim como em qualquer outro exercício físico, mais vale investir na qualidade da execução dos movimentos do que na quantidade de repetições.
Comentarios