top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Exercícios físicos para aquecer no inverno


Se praticar exercícios em casa não é fácil, imagina só agora, no inverno. A temperatura diminui e a preguiça aumenta, não é verdade? Mas se você pensa que o frio dificultará a vida de quem tenta se exercitar, saiba que ele pode ser a desculpa perfeita para você esquentar o corpo, manter a saúde e ainda perder umas calorias!


Mas atenção! Antes de iniciar sua prática, é muito importante fazer um alongamento e aquecimento, como caminhadas ou trotes, já que, no inverno, a musculatura fica mais contraída e o risco de lesão aumenta.

O ideal é fazer o pré-aquecimento durante 15 a 20 minutos antes da prática. Não se esqueça também do uso de roupas leves e tênis adequados!


Subida de escadas

Se você mora ou trabalha em um prédio, uma boa forma de esquentar o corpo é subir e descer escadas. O importante é fazer a atividade de forma repetitiva, por, pelo menos, meia hora.

Além de tonificar pernas e glúteos, a subida e a descida de escadas ajuda a melhorar a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.


Corrida em pé

Essa é uma excelente forma de esquentar o corpo. Como o nome já diz, você corre em pé, parado (a) e elevando os pés alternadamente. Muita atenção à postura e ao impacto nos joelhos e pés! O ritmo, o tempo e o esforço aplicados devem variar de acordo com o seu grau de condicionamento físico.


Esteira, bicicleta ou elípticos

Agora que fazer exercícios ao ar livre não é uma boa opção, ter equipamentos estáticos em casa é uma alternativa muito interessante.


Uso de acessórios

Além das esteiras, bicicletas e elípticos, utilizar acessórios como halteres, fitas elásticas e steps é uma excelente forma de praticar exercícios em casa, principalmente os que envolvem o fortalecimento muscular. E lembre-se, neste caso, mais vale a qualidade do movimento que a quantidade de carga!


Pular corda

Brincadeira de criança também é exercício físico! E esta, especificamente, é uma prática muito utilizada na queima de calorias (pode chegar até a dez calorias por minuto!) e manutenção de um corpo saudável.

Pular corda ajuda a tonificar os músculos da perna, melhorar a coordenação motora e aumenta a frequência cardíaca. Cuide apenas para fazer os movimentos com uma boa postura e use um calçado que ajude a amortecer o impacto.


Abdominais

Não tem jeito, a melhor forma de fortalecer os músculos do abdômen e, de quebra, acabar com aquelas gordurinhas localizadas, é fazer abdominais!

Assim como em qualquer outro exercício físico, mais vale investir na qualidade da execução dos movimentos do que na quantidade de repetições.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page