top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Intolerância ao Glúten


O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Pessoas com intolerância a essa proteína costumam ter sintomas intestinais, e é possível surgir tanto em crianças quanto em adultos.

Em casos mais graves há o risco de gerar Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes.

Confira a seguir os sintomas recorrentes de ter intolerância ao glúten, e caso se enquadre na maioria, é recomendado procurar um diagnóstico médico:


· Desconforto abdominal

Após a ingestão de alimentos com trigo, cevada ou centeio é comum surgir sintomas como excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre.


· Tontura

Tontura, desorientação e sensação de extremo cansaço após refeições com glúten. A tontura por exemplo, aparece mesmo quando se está bem alimentado.


· Enxaqueca

Ocorre normalmente entre 30 a 60 minutos após a ingestão do glúten. Pode ser acompanhada também por outros sintomas como a visão embaçada e dor ao redor do olhos.


· Coceira

A inflamação causada pela intolerância pode provocar o ressecamento da pele, criando assim pequenas bolinhas vermelhas e consequentemente a coceira. Esse sintoma pode estar ligado a outras doenças como psoríase e lúpus, por isso é necessário paralisar o consumo dos derivados de glúten e notar se houve melhora. Caso haja, é provável que se trate mesmo da intolerância.


· Dor muscular

Pode causar dor muscular ou aumentar os sintomas para quem já sofre do problema. É comum ocorrer inchaço nas articulações dos dedos, joelhos e quadril.


· Intolerância à lactose

Quem já apresenta quadro de intolerância à lactose, pode também ter mais chances de ser diagnosticado com a do glúten, neste caso é importante se atentar ainda mais ao sintomas.


Estando presente algum desses sintomas, é necessário buscar atendimento médico para que se confirme ou não o diagnóstico através de exames de sangue, urina, ou biópsia intestinal. Além de excluir da dieta alimentos derivados do glúten como bolos, biscoitos, pães, farinhas, etc, notando se há melhora nos sintomas.


1.020 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page