top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Novembro Azul


Mundialmente, o câncer de próstata atinge 1,5 milhão de pessoas e a mortalidade gira em torno de 360 mil pacientes anualmente.


Principais sintomas do câncer de próstata

Como a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresentam sintomas, a detecção precoce da doença torna-se mais difícil. Logo, a recomendação médica é a realização do checape anual, pois, apesar de mortal, o câncer da próstata tem até 90% de probabilidade de cura se for diagnosticado precocemente. Os exames de prevenção do câncer incluem a dosagem do PSA (exame de sangue) e toque retal. Importante deixar claro que existem causas benignas para o aumento do PSA, como infecção urinária ou prostatites.


Aproximadamente 40% dos casos de câncer de próstata encontram-se em estágio muito avançado quando seus primeiros sintomas aparecem:

• Dificuldade de urinar

• Demora em começar e terminar de urinar

• Sangue na urina

• Diminuição do jato de urina, e

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite


A prática regular da atividade física influencia no controle de peso, no nível de gordura, fortalece a defesa do organismo, além de atuar diretamente sobre hormônios e marcadores inflamatórios. E esses são fatores determinantes para a prevenção do câncer, principalmente o de intestino (cólon), endométrio e mama.

Pratique atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, jogar futebol. Não há necessidade de serem obrigatoriamente aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como academias. Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page