top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

O que seu cabelo diz sobre a sua saúde?


O cabelo pode dizer muito sobre a sua personalidade e sobre quem você é. Mas além disso ele diz como anda a sua saúde, podendo dar alguns sinais quando algo não vai muito bem. A queda dos fios ou a falta de brilho são situações recorrentes do dia a dia, mas quando há excessos é preciso se atentar.


CABELO SECO E QUEBRADIÇO

As causas do cabelo seco e quebradiço são várias, entre elas a doença da tireoide, dietas pobres de nutrientes, herança genética ou até mesmo, efeito do envelhecimento. No entanto, a principal causa é externa, por tratamentos químicos. Eles podem ser casos de alisamento ou troca da cor do cabelo. Por isso é importante encontrar na fonte o que tem causado essas características nos fios, pois nem sempre pode se tratar de uma doença.


QUEDA DE CABELO

Cerca de 100 fios podem cair diariamente, seja na hora do banho ou durante o sono. Mas se você notar mais fios do que o normal no ralo ou no travesseiro, fique atento!

A alteração no ciclo do cabelo que está adiantando a perda dos fios, pode ser fruto de mudanças hormonais, má alimentação, hipertireoidismo, pós-parto ou uso de medicamentos. Outro fator relevante que pode ser levado em conta é o estresse. A saúde dos cabelos e o estresse estão relacionados a uma maior perda de cabelo, e pode surgir até 3 meses depois de algum episódio estressante. Caso note uma acentuação na queda, consulte um dermatologista.


CALVÍCIE

A herança genética tem grande influência na saúde dos cabelos e é capaz de nos dizer se há chances de perder mais fios à medida que os anos passam. Os quadros de calvície podem piorar como a anemia e uma dieta pobre em proteínas.


Seja qual for o problema que seus fios apresentam, o ideal é sempre buscar um profissional da saúde. Nesse caso, o dermatologista é o médico mais indicado. Assim como vale lembrar que a falta de vitaminas e nutrientes afetam a saúde dos cabelos e o ciclo de vida dos mesmos.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page