Buscar
  • Leader Saúde

Oniomania



Comprar coisas por impulso, pode ser sinal de oniomania. Mas é importante lembrar que fazer compras é normal, e muitas pessoas gostam ou simplesmente precisam fazer, então é preciso estar atento aos sinais que de fato mostram o comportamento de alguém com um transtorno compulsivo.


A certeza desse transtorno compulsivo é quando a pessoa não resiste a pressão da compra, o que a leva a ter prejuízos financeiros e a se sentir culpada. Este transtorno atinge cerca de 3% de pessoas ao redor do mundo. O consumidor compulsivo vê nas compras uma forma de satisfação para suprir outras carências, angústias e para diminuir o desconforto físico e psicológico. Para ele, o que excita é a ação, e não o objeto adquirido.


Causas

As compras compulsivas fazem parte dos transtornos de controle dos impulsos. Ocorre geralmente em pessoas jovens que atingiram recentemente a independência econômica.


O ato compulsivo pode estar relacionado com o desejo de preencher um vazio emocional, comprando objetos materiais que podem dar um contentamento por pelo menos alguns instantes. Porém, a satisfação da nova compra não dura muito tempo e, em um curto período, outra é feita.


A compra compulsiva é uma fissura. A pessoa concretiza o ato porque passa o dia inteiro com uma angústia e o ato de adquirir algo alivia esse vazio inexplicável. Entretanto, ela compra e logo em seguida vem o arrependimento. É quase como uma dependência química: para o cérebro, por exemplo, é como se ela usasse uma droga.


Sintomas e sinais da oniomania


Alguns dos sinais de consumo compulsivo são:


· Adquirir itens desnecessários, muitas vezes repetidos;

· Descontar tristezas e frustrações nas compras;

· Contrair dívidas que superam o valor que pode pagar;

· Fazer empréstimos para cobrir gastos com cartões de créditos e cheques especiais;

· Mentir, omitir e esconder os gastos excessivos e também as dívidas;

· Brigar com familiares e se desgastar nas relações sociais por conta dos gastos excessivos;

· Afastamento social.


Tratamento

A oniomania tem cura. Para tratar esse transtorno, o médico faz avaliação psiquiátrica para diagnosticar as questões relacionadas aos problemas. Muitas vezes as pessoas estão deprimidas e ansiosas e necessitam de medicação para auxiliar no processo.


Além disso, é iniciada a terapia cognitivo comportamental, que trará a tona as questões que envolvem o impulso pela compra.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Oniomania #TranstornoCompulsivo #CompraCompulsiva

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo