Buscar
  • Leader Saúde

Os benefícios da jardinagem para a saúde mental



A jardinagem tem diversos benefícios para a saúde mental. Desde a redução do estresse, isolamento e depressão até o aumento do sistema imunológico. Aqui estão sete razões apoiadas pela ciência para se ocupar no jardim.


Alívio do estresse

Um dos principais benefícios da jardinagem para a saúde mental é a capacidade de aliviar o estresse.

A jardinagem também fornece uma pausa bem-vinda de nossas vidas cada vez mais dominadas pela tecnologia. Um estudo descobriu que havia diferenças significativas de humor ao comparar a resposta dos participantes a duas tarefas: trabalhar em um computador e transplantar.

Ficar presente

Jardinagem é uma maneira de praticar a atenção plena, pois você precisa se concentrar no que está fazendo e também pode levar um tempo para apreciar a beleza ao seu redor.

De fato, todas as tarefas relacionadas à jardinagem (como escavar, podar ou remover ervas daninhas) nos forçam a focar na tarefa em mãos e, ao fazê-lo, é mais provável que permaneçamos no presente e deixemos de lado nossas preocupações, mesmo que seja apenas temporariamente.


Encontrar um senso de propósito

Outro benefício da jardinagem para a saúde mental é que você pode alcançar uma sensação de valor e propósito. Isso acontece quando você se envolve diretamente em algo prático e pode ver o resultado final do seu esforço.

De fato, estudos mostram que a jardinagem causa um aumento nos hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, pois ajudar as plantas a crescer estimula nossa identidade como nutridores.


Reduza o risco de Alzheimer e demência

A jardinagem está relacionada à melhor função cerebral e à melhor concentração e memória. Alguns estudos descobriram que ele pode até reduzir o risco de Alzheimer e demência.

Os fatores que causam a doença de Alzheimer e sua progressão são pouco compreendidos. No entanto, como a jardinagem envolve muitas de nossas funções críticas, como aprendizado, força, resistência, destreza e resolução de problemas, pode ser essa combinação que ajuda a afastar a doença em adultos mais velhos.


Fortalece seu sistema imunológico

Você pode fortalecer seu sistema imunológico simplesmente sendo exposto à luz natural e à vitamina D enquanto estiver jardinando ao ar livre. Por sua vez, isso ajuda a criar resistência novamente a doenças crônicas.

Curiosamente, também foi sugerido que a sujeira que você acaba com as unhas pode ajudar a aumentar a imunidade! Foi demonstrado que o Mycobacterium vaccae, uma bactéria do solo chamada 'amigável', comum na sujeira de jardins, alivia os sintomas de alergias, asma e psoríase, que podem resultar de um sistema imunológico enfraquecido.


De fato, também demonstrou-se que o Mycobacterium vaccae reduz a depressão; portanto, não tenha medo de sujar as mãos: ele pode ser absorvido por inalação ou ingerido pelos vegetais.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Jardinagem #SaudeMental #Jardim #BeneficiosdaJardinagem #Alzheimer #Plantas

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo