top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Plantas medicinais em casa


O uso de plantas medicinais para tratamento de doenças e sintomas é bastante comum. Essa prática é muito antiga e, geralmente, é passada de geração em geração. Quando realizados de forma correta e segura, os benefícios de tratamentos com plantas medicinais para a saúde são eficazes e diversos.

Conheça algumas plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa e saiba mais sobre os benefícios de cada uma delas.


Alecrim

Uma erva rica em óleos essenciais, como a cânfora e o limoneno. O alecrim é muito utilizado no preparo de compressas, ajudando a aliviar hematomas e contusões, além de diminuir as dores provenientes das doenças reumáticas e articulares.


Agrião

Anti-inflamatório natural das vias respiratórias, o agrião tem seu consumo bastante indicado para o tratamento das bronquites crônicas.

O vegetal também age contra a nicotina e possui poder diurético. Ele ainda contribui no tratamento de gengivites, aftas, eczemas e acne, melhorando a digestão e ajudando a tratar a tosse.


Capim-cidreira

Esta erva de folhas compridas, que lembram o capim, é ótima para preparar um delicioso chá no final da tarde, mas não só isso! Ela também tem propriedades medicinais e serve como diurético, controla os gases intestinais, ajuda na digestão e tem efeito calmante.


Erva-doce

Também conhecida como Anis-verde, é também uma erva medicinal que pode ser usada para má digestão, gases, dor de barriga ou artrite. Entre suas principais propriedades estão ação expectorante, um ótimo tônico, cicatrizante, calmante e diurético.


Cravo

Apesar de ser muito usado na culinária, a especiaria proveniente da Indonésia tem diversas propriedades medicinais, como antisséptico, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e calmante.


Eucalipto

Esta enorme árvore de troncos lisos e altos, é também bastante benéfica. Pode ser usado o óleo para inalação ou massagem, ou então o chá das folhas. Tem propriedade desinfetante, expectorante, aromática, descongestionante, expectorante e fortificante.


Aloe Vera

Muito conhecida aqui no Brasil como babosa, tem propriedades tanto para a saúde como para a beleza. Além de servir para hidratar os cabelos e pele, ela também tem propriedades regenerativas e curativas, sendo uma ótima opção para queimaduras.


Camomila

Uma das plantas medicinais mais antigas, é muito usada em infusões. Entre suas principais propriedades estão alívio de dores de estômago, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, ajuda nas cólicas menstruais, combate resfriados e gripes e estimula o sistema imunológico, entre outros.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page