top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Por que aprender Libras?



Algo que muita gente não sabe é que os surdos possuem uma dificuldade maior em entender a língua portuguesa do que os ouvintes. Isso acontece porque é muito difícil ensinar uma língua escrita para quem não a conhece na oralidade. Por isso, a Libras é a melhor opção: uma língua visual-espacial, com estrutura gramatical própria e um sistema linguístico completo para se comunicar. É importante ressaltar que a Libras é a língua de sinais usada no Brasil – cada comunidade de surdos ao redor do mundo tem a sua própria.

Mas engana-se quem acha que só pessoas surdas devem aprender Libras. Se você está procurando motivos para entrar em contato com essa língua, garantimos que existem muitos, principalmente para quem quer fazer parte de uma sociedade mais inclusiva. Confira!

Comunicação inclusiva

Segundo o CENSO do IBGE, realizado em 2010, mais de 9 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Os surdos tem a Libras como primeira língua e, muitas vezes, dependem dela para se expressar. Com o aprendizado de Libras, você ficará apto a se comunicar de forma inclusiva com essa parcela da população brasileira.

Inclusão digital

Você sabia que a acessibilidade digital é obrigatória por lei? Pois é! A Lei Brasileira de Inclusão, diz o seguinte:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos do governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. A lei é recente, e os movimentos para fazê-la valer são crescentes. Apesar disso, atualmente, ainda é raro encontrar um site que esteja acessível em Libras.

Raciocínio ágil, aprendizado dinâmico

Aprender Libras é como aprender qualquer outra língua: exige tempo e dedicação. Mas, o ponto positivo é que você pode se tornar bilíngue com o processo. Os benefícios não param por aí: a língua também traz agilidade para o seu raciocínio, diversificando a sua forma de pensar entre o modo verbal e o visual. Assim, além de adquirir um novo conhecimento, você também fica mais apto a aprender com mais facilidade qualquer outra coisa. Afinal, seu raciocínio estará muito mais veloz.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page