top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Por que o corpo dói no tempo frio?



A relação entre dores no corpo e frio é antiga. Com certeza pelo menos alguma vez você ouviu frases como “o tempo vai virar, meu joelho está doendo” ou “estou com dor no corpo por causa do frio”.

Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.


Mas por quê?

O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.


Como evitar essas dores?

A melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se mantendo em movimento. Alongar o corpo é prática importante antes de iniciar uma atividade física, mas não deve se limitar a esse momento. O alongamento ajuda a evitar a contração muscular e também auxilia na lubrificação das articulações.

As atividades físicas também são excelentes para evitar as dores nas articulações causadas pelo frio, já que através dela acontece a otimização da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade. Mais flexibilidade, menos dores!

Por último, mas não menos importante, agasalhe-se. Manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades como pés, mãos e pescoço/cabeça colabora na prevenção das dores.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page