Buscar
  • Leader Saúde

Por que você não deve coçar ou esfregar os olhos?



Uma ação que pode parecer normal e inofensiva, coçar ou esfregar os olhos pode trazer consequências irreversíveis para a sua visão.

Ao coçar seus olhos, você o expõe a riscos como infecções virais e bacterianas, além de causar danos à córnea e ao globo ocular. Isso pode acarretar doenças que se não forem tratadas adequadamente, resultam na cegueira.


Nossos olhos são a parte visível e exposta que integra o cérebro, pois é através dele que nosso cérebro recebe toda a informação visual. Os estímulos visuais chegam através de impulsos nervosos estimulados pela luz que atravessa toda a estrutura ocular até chegar no córtex.

Não é uma boa ideia coçar algo que é integrante do seu cérebro, concorda?


Por que os nossos olhos são tão sensíveis e merecem tanto cuidado?

Os tecidos que formam nossos olhos são organizados em seis camadas na córnea e mais de dez na retina. Ao esfregar os olhos, se corre sérios riscos de desorganizar essas camadas, o resultado é uma chance maior de desenvolver problemas visuais sérios, como o descolamento de retina ou o ceratocone.

No caso do ceratocone, ao pressionar os olhos na intenção de coçar, você pode alterar o formato da córnea, que pode acabar adquirindo o formato de cone. O ceratocone também contribui com o surgimento de outros problemas oftalmológicos, como a miopia ou astigmatismo e pode até mesmo reduzir a sua capacidade visual, sendo necessário realizar um transplante de córnea.

Já o descolamento da retina acontece atingindo a membrana que protege o globo ocular, que também transforma os estímulos luminosos em nervosos. O problema acontece quando ela se descola do seu tecido de suporte, podendo levar à perda total da visão.


Mas e se precisar coçar? Qual a melhor forma?

Evitar coçar ou esfregar é sempre a recomendação principal, mas caso não haja outra opção é recomendado:

· Obrigatoriamente lavar as mãos para evitar qualquer tipo de infecção;

· Jamais pressionar os olhos de forma que machuque ou faça muita pressão, opção menos prejudicial seria coçar apenas as bordas ao redor dos olhos de maneira delicada;

· Usar shampoo neutro para limpar os cílios e evitar que os olhos cocem. Muitas vezes o motivo dessas coceiras são a poeira e resíduos que ficam nos cílios e que podem incomodar;

· Usar colírio ou soro fisiológico para aliviar e limpar.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Olhos #Retina #Visao #SaudeDosOlhos

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo