top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Possíveis causas do sangramento no nariz


O revestimento do nariz contém vasos sanguíneos minúsculos que ficam perto da superfície e que, por isso, podem ser facilmente danificados, causando sangramento. Por esse motivo, a hemorragia nasal é mais comum após cutucar o nariz ou devido a alterações na qualidade do ar, que, caso esteja seco, pode deixar as membranas nasais mais suscetíveis.

Porém, além destes fatores, existem outras causas e doenças que podem estar na origem do sangramento nasal e se corretamente diagnosticadas, podem ser facilmente tratadas, corrigindo o problema da hemorragia.


Pancadas no nariz

Caso ocorra uma lesão no nariz, como uma pancada muito forte ou mesmo se o nariz quebrar, isso geralmente causa sangramento. A fratura acontece quando há a quebra do osso ou cartilagens do nariz e geralmente, para além do sangramento, podem também ocorrer outros sintomas como dor e inchaço no nariz, aparecimento de manchas roxas em volta dos olhos, sensibilidade ao toque, deformidade do nariz e dificuldade para respirar pelo nariz.

O que fazer: geralmente o tratamento deve ser feito no hospital e consiste no alívio dos sintomas com analgésicos e anti-inflamatórios e depois numa cirurgia para realinhamento dos ossos.


Pressão alta

Normalmente, pessoas que têm a pressão arterial alta não apresentam sintomas, a não ser que a pressão esteja superior a 140/90 mmHg. Nesses casos podem-se manifestar sintomas como enjoos e tonturas, dor de cabeça forte, sangramento pelo nariz, zumbido nos ouvidos, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, visão embaçada e dor no peito.

O que fazer: o melhor a fazer é ir ao médico, que pode apenas aconselhar uma dieta mais adequada, pobre em sal e gorduras, ou em casos mais severos pode receitar remédios que ajudam a baixar a pressão arterial.


Presença de corpo estranho no nariz

Principalmente em bebês e crianças, o sangramento pode ser causado por objetos colocados no nariz, como pequenos brinquedos, pedaços de alimentos ou sujeira. Além do sangramento é comum que surjam outros sintomas como desconforto no nariz e, até, dificuldade para respirar, por exemplo.

O que fazer: deve-se tentar assoar suavemente o nariz ou tentar remover o objeto com uma pinça, mas com muito cuidado, pois este processo pode fazer com que o objeto fique ainda mais preso no nariz. Caso nenhuma destas dicas resulte em poucos minutos, deve-se ir à urgência, para que um profissional de saúde retire o objeto com segurança. Entretanto, deve-se tentar acalmar a pessoa e pedir para respirar pela boca, de forma a evitar que o objeto entre mais para dentro do nariz.


Plaquetas baixas

Pessoas que têm as plaquetas baixas, têm uma maior tendência a sofrer sangramentos, porque apresentam maior dificuldade em fazer a coagulação do sangue. Além do sangramento no nariz, pode ocorrer também na gengiva, urina e fezes.

O que fazer: deve buscar uma avaliação por um clínico geral ou hematologista.


Desvio do septo nasal

Pode ocorrer devido a traumatismos no nariz, inflamações locais ou ser apenas um defeito de nascença, e provoca diminuição do tamanho de uma das narinas, podendo causar dificuldade em respirar, sinusite, cansaço, sangramento nasal, dificuldade para dormir e ronco.

O que fazer: geralmente é necessário corrigir o desvio através de uma cirurgia simples.


Hemofilia

A hemofilia é uma doença que causa alterações na coagulação do sangue, podendo causar manchas roxas na pele, inchaço e dor nas articulações, sangramentos na gengiva ou nariz, hemorragias difíceis de parar após um simples corte ou cirurgia e menstruação excessiva e prolongada.

O que fazer: a hemofilia pode ser tratada com a reposição dos fatores de coagulação que estão em falta.


Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que pode causar sintomas como sangramento nasal, dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.

O que fazer: consiste no uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos.


Uso de medicamentos

O uso frequente de alguns tipos de medicamentos, como sprays nasais para alergias, anticoagulantes ou aspirina podem dificultar a coagulação do sangue e, por isso, causar hemorragias mais facilmente, como por exemplo no nariz.

O que fazer: se o sangramento do nariz causar muito desconforto ou for muito frequente, o ideal é falar com o médico, de forma a medir os benefícios e os ricos do medicamento em questão, e se se justificar, fazer a sua substituição.


8.141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page