top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Possíveis motivos que podem causar tontura



A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave e que, na maioria das vezes, acontece por uma situação conhecida como labirintite, mas que também pode indicar alterações no equilíbrio, alterações na função do coração ou efeito colateral de medicamentos. As principais causas do aparecimento de tonturas são:


1. Vertigem ou Labirintite

A labirintite é a causa mais comum de vertigem, é o tipo de tontura que dá a sensação que tudo está girando ao redor, pode vir acompanhada de enjoo e zumbido, e normalmente acontece por alterações no ouvido. A vertigem costuma dar tontura mesmo ao estar deitado, e é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.


2. Desequilíbrio

A sensação de desequilíbrio é outra causa de tontura, e acontece por causar a sensação de estar cambaleante ou com perda do equilíbrio. Esta situação pode causar tontura constante e, geralmente, acontece nos idosos ou em situações de:


· Alterações da visão, como catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia;

· Doenças neurológicas, como Parkinson, AVC, tumor cerebral ou Alzheimer, por exemplo;

· Pancada na cabeça, que pode causar lesões temporárias ou permanentes na região cerebral que regula o equilíbrio;

· Perda da sensibilidade nos pés e pernas, causada pelo diabetes;

· Consumo de álcool ou drogas, que alteram a percepção e a capacidade de funcionamento do cérebro;

· Uso de remédios que podem alterar o equilíbrio, como Diazepam, Clonazepam, Fernobarbital, Fenitoína e Metoclopramida, por exemplo. Entenda melhor quais são os remédios que causam tontura.


3. Queda de pressão

A tontura que acontece por alterações cardíacas e da circulação é chamada de pré-sincope ou hipotensão ortostática, e surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro, causando a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.

Este tipo de tontura pode surgir ao acordar, levantar, durante um exercício ou, até mesmo, de forma repentina ao estar parado. As principais causas são:


· Queda brusca da pressão, chamada de hipotensão ortostática, e surge por um defeito no ajuste da pressão, que normalmente não é grave, e acontece por mudanças na postura, como se levantar da cama ou cadeira;

· Problemas cardíacos, como arritmias ou insuficiência do coração, que dificultam o fluxo de sangue pela circulação. Veja os 12 sintomas que podem indicar um problema no coração;

· Uso de alguns remédios que causam quedas de pressão, como diuréticos, nitrato, metildopa, clonidina, levodopa e amitriptilina, por exemplo, principalmente em idosos;

· Gravidez, pois é um período em que há mudanças na circulação e pode haver diminuição da pressão arterial. Saiba mais detalhes em como evitar e aliviar a tontura na gravidez.


Outras situações, como anemia e hipoglicemia, apesar de não causarem queda da pressão, alteram a capacidade do sangue levar oxigênio e nutrientes para as células cerebrais, e podem causar a sensação de tontura.


4. Ansiedade

Alterações psicológicas, como depressão e ansiedade causam tontura, pois desencadeiam episódios de pânico e de alterações na respiração. Essas situações provocam uma tontura que, geralmente, é acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas extremidades, como mãos, pés e boca.

Esta tipo de tontura também pode acontecer de forma repetida, e surge em períodos de maior estresse.


O que fazer em caso de tontura ?

Quando se sentir uma tontura é aconselhado manter os olhos abertos, parar, e olhar para um ponto fixo localizado à frente. Ao fazer isso durante alguns segundos normalmente a sensação de tontura passa de forma rápida.

Já no caso de vertigem, que é quando se está parado mas se sente as coisas se movimentarem em volta, como se o mundo tivesse rodando, uma boa solução consiste em fazer alguns exercícios oculares e uma técnica específica que melhora as crises de vertigem em poucas sessões. Confira o passo a passo dos exercícios e dessa técnica aqui.

Ainda assim, se a tontura não melhorar, se for muito intensa ou se for acompanhada de outros sintomas é importante consultar um clínico geral, para identificar se existe alguma causa específica que necessite de tratamento.


9.231 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page