top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Quais cuidados tomar com a saúde em tempos de chuva



Em plena época de calor, algumas regiões do país vivem dias de muita umidade e, principalmente, problemas com inundações e enchentes. E neste período de tempestade, é preciso tomar cuidados com doenças que podem aparecer com maior frequência.


O que fazer caso haja o contato com inundações?

De acordo com a Defesa Civil, em meio ao cenário descrito, a primeira coisa a se fazer é buscar um local seguro para evitar o contato prolongado com a inundação e se afastar de bueiros, córregos e fontes de energia.

Evite se deslocar até as águas baixarem e o caminho estiver seguro e só entre na área alagada se for inevitável, em extrema necessidade.

O uso de calça comprida e sapato fechado ajuda, mas não protege totalmente, pois acabam encharcados. O mais indicado é o uso de galochas ou sacos plásticos para proteger a pele por dentro do calçado, se não houver como evitar o contato com a água e o barro.


É importante se lavar o quanto antes!

A transmissão de doenças ocorre principalmente pelo contato demorado da água ou do barro contaminado com a pele, mesmo que não haja feridas. Por isso, não espere o corpo secar naturalmente e, o quanto antes, lave bem com água e sabão pernas, pés e mãos, que estão mais expostos. Você pode tentar cumprir esse cuidado até mesmo antes de chegar em casa. Basta ter acesso a água potável, ou a uma garrafa com água mineral e um sabonete.

Atenção redobrada também com as "portas de entrada", que facilitam ainda mais o contágio de agentes nocivos no corpo. O aviso serve tanto para ferimentos, como mucosas, que expostos à água contaminada podem levar pela corrente sanguínea perigos como a Leptospira, bactéria presente na urina do rato e que causa leptospirose, infecção aguda que é tratável quando diagnosticada cedo, mas com potencial para evoluir para formas graves e até matar.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page