top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Raios UVA e UVB: quais as diferenças e como se proteger?



Tomar sol é uma atividade gostosa e super saudável, principalmente nesta época do ano onde muitas pessoas viajam, mas é preciso tomar cuidado com os raios UVA e UVB que atingem a nossa pele. Você sabe a diferença entre eles, e como se proteger?

 

O QUE SÃO RAIOS UVA E UVB?

Os raios UVA e UVB são dois tipos de radiação emitida pelo sol. A sigla “UV” quer dizer ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética invisível ao olho humano, porém presente em vários lugares. Uma de suas principais fontes é o sol, mas ela também está em algumas lâmpadas e equipamentos de laboratório.

 

RAIOS UVA

O primeiro tipo, os raios UVA, é caracterizado por uma radiação ultravioleta mais intensa, com raios mais longos. Eles têm a capacidade de penetrar mais profundamente na pele, atingindo camadas internas da epiderme e a derme. Dessa forma, eles podem causar danos estruturais aos tecidos da pele, como: 

 

· Envelhecimento precoce;

· Surgimento de rugas e linhas de expressão;

· Manchas de sol e manchas senis;

· Flacidez.

 

Entre outras coisas, a pele é composta por duas proteínas chamadas colágeno e elastina, que são quebradas pelos raios UVA. Assim, a exposição crônica e prolongada ao sol pode levar a danos no DNA da pele, o que pode aumentar os riscos do desenvolvimento de melasma e câncer de pele.

 

RAIOS UVB

Já os raios UVB são mais brandos que os raios UVA, conseguindo penetrar apenas na camada superficial da pele (a epiderme). Apesar de menos nocivos, eles têm uma energia mais alta, o que pode causar queimaduras de sol. Para identificar as queimaduras na pele, observe os seguintes elementos: 

 

· Vermelhidão;

· Descamação;

· Inchaço;

· Dor;

· Bolhas.

 

Quando a exposição solar é excessiva, os raios UVB podem causar as mesmas doenças e condições de pele que os raios UVA. No entanto, se você proteger a pele com filtro solar e tomar os devidos cuidados, os raios UVB vão ativar a produção de melanina na sua pele, resultando no processo de bronzeamento. 

 

Lembre-se: é imprescindível o uso do protetor solar antes de se expor ao sol!

 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page