top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Retenção de líquido: como aliviar no calor?



Além do cansaço excessivo, dor de cabeça e queda de pressão, o verão traz consigo um outro problema: a retenção de líquidos, visível principalmente na forma de inchaço. O problema afeta principalmente as pernas, mãos, barriga e a região do tornozelo. E o fato de ser pior no calor, é que a nossa circulação fica mais lenta e temos mais dificuldade para absorver a água do organismo.


Veja o que pode ser feito para diminuir os sintomas:


Drenagem linfática

Quando o objetivo é desinchar imediatamente, essa massagem continua insubstituível. Ela não é só uma massagem estética já que estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líquidos.


Hidratação

Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção (o sangue mais fino circula melhor pelo organismo) e desintoxica. Vale ser água mineral, água de coco, sucos naturais.


Alimentos que ajudam

Frutas e legumes ricos em água hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes.

Alimentos com grande quantidade de água:

· melancia;

· melão;

· abacaxi;

· morango;

· kiwi;

· pepino;

· aipo;

· chuchu.


Alimentos que pioram

Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.


Exercícios físicos

A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.


168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page