top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Saturação


A saturação de oxigênio é uma percentagem que representa a quantidade de oxigênio que está circulando no sangue. Esse valor é obtido comparando a quantidade de hemoglobina que está ligada ao oxigênio com a quantidade de hemoglobina que não está ligada a oxigênio. A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que tem como principal função transportar o oxigênio dos pulmões para as várias partes do corpo.


O ideal é que a saturação de oxigênio esteja sempre o mais próximo possível de 100%, geralmente acima de 95%, pois isso indica que existe bastante oxigênio circulando. Quando o valor de saturação diminui muito rapidamente ou quando se encontra abaixo de 85-90% pode indicar a presença de algum problema de saúde grave, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou anemia, que precisa ser identificado no hospital e tratado o mais rápido possível.


Relação da COVID-19 com a saturação de oxigênio:

A COVID-19 é uma infecção que afeta principalmente o sistema respiratório, causando sintomas como tosse intensa, sensação de pressão no peito, dificuldade para respirar e cansaço. Dessa forma, é normal que a saturação de oxigênio em pessoas infectadas diminua ligeiramente, já que o pulmão se encontra afetado e não consegue realizar a troca de oxigênio corretamente.


O esperado é que a saturação de oxigênio em pessoas com COVID-19 se mantenha acima de 90-95%, por isso, quando o valor é inferior, é importante que exista avaliação de um profissional de saúde, que poderá optar por iniciar o tratamento com suplementação de oxigênio no hospital.

Nas situações mais graves de COVID-19, a saturação de oxigênio pode atingir valores inferiores a 80%, sendo necessário o internamento no hospital, normalmente numa UTI.


Como medir em casa?


· Oxímetro de dedo: é a forma mais comum e fácil de medir a saturação de oxigênio. Consiste na colocação de um aparelho, o oxímetro, na ponta do dedo, que mede a quantidade de oxigênio sem ser preciso qualquer tipo de picada ou coleta de sangue;

O oxímetro pode ser comprado em farmácias e alguns supermercados. No entanto, é importante ter alguns cuidados, como não estar usando esmalte de unha, para garantir um resultado mais preciso.


O que fazer quando a saturação está baixa

Numa pessoa saudável, quando a saturação de oxigênio está mais baixa, entre 90 a 95%, geralmente significa que existe algum catarro na via aérea que pode estar diminuindo a quantidade de oxigênio que chega no sangue. É por isso que essa diminuição é comum em situações de gripe ou resfriado. Quando isso acontece existem algumas medidas simples que podem ajudar a aumentar os níveis de oxigênio, como:


· Tossir um pouco, para mobilizar as secreções e facilitar a oxigenação;

· Ficar sentado em vez de deitado, para reduzir a pressão sobre os pulmões;

· Respirar fundo e lentamente, para aumentar a quantidade de ar que chega nos pulmões;

· Ficar num local arejado, para garantir maior quantidade de oxigênio;

· Evitar locais muito quentes ou muito frios, pois podem dificultar a respiração.


No entanto, quando a saturação é muito baixa, por exemplo, abaixo de 85%-90% pode indicar problemas mais graves, como uma pneumonia, por exemplo, e por isso é recomendado ir ao hospital ou chamar ajuda médica, para fazer uma avaliação mais detalhada.


6.085 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page