top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Comemorada desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.


O Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira, segundo o último CENSO realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

A deficiência intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade. No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas.


A inclusão de pessoas com atraso cognitivo no mercado de trabalho pode ser complicada, mas para que estes alcancem um melhor desempenho profissional, é preciso que exista um ambiente adequado, no qual consigam se concentrar, desempenhar suas funções e interagir com os colegas. A dinâmica do trabalho é diretamente ligada ao suporte que recebem, por isso todos devem se conscientizar de que suas tarefas devem estar de acordo com suas capacidades e seu tempo de produção precisa ser respeitado.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page