top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Triângulo da morte: você conhece a região do rosto que pode ser fatal?



Você sabia que existe uma área do nosso corpo conhecida popularmente como “triângulo da morte”? Essa área é tão sensível que uma simples ferida pode levar a morte. E apesar de parecer que estamos nos referindo a um órgão vital interno, a verdade é que o triângulo da morte está localizado em um lugar muito mais comum do que imaginamos, o rosto. Mais especificamente situada onde se liga o nariz aos cantos da boca.


Por que é tão perigoso?

Esta área é particularmente perigosa por causa da sua estreita conexão com o cérebro. O seio cavernoso é o nome de uma grande veia que drena o sangue para o cérebro, criando uma conexão de fora para dentro. Isto quer dizer que se por acaso uma borbulha infecionar no nariz, por exemplo, acaba por ter acesso direto ao nosso cérebro ou até mesmo de se espalhar pela corrente sanguínea para todo o corpo.


Por isso, nessa região se deve evitar:

- Espremer espinhas;

- Depilar ou arrancar pelos;

- Cutucar feridas;

- Colocar piercing;

- Lesionar.


Um simples furinho é o suficiente para causar um problema, pois há relatos documentados de pessoas que chegaram a ficar paraplégicas ou tetraplégicas após perfurar o nariz com um piercing. Nestes casos, o problemas não é o piercing mas o furo que ele causou, levando bactérias para a corrente sanguínea.


Os pelos também são importantes para essa área, pois por conta deles é filtrado o ar para que bactérias e fungos não entre no nosso organismo pelas vias aéreas.

Caso aja a necessidade de tirá-los, principalmente em homens, é o suficiente apenas aparar quando estiverem muito grandes, evitando sempre ferir ou lesionar a mucosa.


Por mais tentador que seja, se quiser evitar problemas sérios, siga essas recomendações de médicos e especialistas.


18.580 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page