top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Verão: fatos e curiosidades sobre a estação



Da expressão latina veranum tempus, “tempo primaveril”, o verão é uma das quatro estações do ano, caracterizada por ser a estação mais quente. Conheça algumas curiosidades e fatos interessantes sobre essa estação.


· É a estação do ano com os dias mais longos e noites mais curtas. Conforme nos aproximamos do fim do verão, os dias vão-se tornando progressivamente mais curtos.


· A maior temperatura ambiente já registrada foi na localidade de Azízia, na Líbia, com cerca de 58º C


· No Brasil, a temperatura mais alta registrada foi durante o verão de 1984, com 43º C, na cidade do Rio de Janeiro.


· A Torre Eiffel, em Paris, é 15 cm mais alta durante os meses do verão, devido ao processo de dilatação sofrido pelo ferro no calor.


· O solstício de verão marca o início desta estação e é o dia mais longo do ano.


· As plantas desenvolvem-se mais durante esta época porque estão mais horas expostas à luz solar. É também durante esta altura do ano que alguns animais começam a armazenar alimentos para enfrentar as adversidades do inverno.


· De acordo com os especialistas, a exposição à luz solar, estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina. Substâncias estas responsáveis por melhorar a boa disposição das pessoas.


· Um truque para descobrir a temperatura do ar, sem a ajuda de um termômetro, é a frequência de estridulação (o famoso cri-cri-cri) do grilo. Para saber a temperatura do ambiente, conte quantos "cris" você ouve em 25 segundos, divida esse número por 3 e depois adicione 4, assim você chegará a um valor aproximado da temperatura ambiente em graus Celsius.



234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page