top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

É verdade que o calor pode afetar seu sono?



Quando está muito quente para dormir, os estágios do sono ficam desequilibrados. A temperatura corporal elevada está associada a uma queda no sono de ondas lentas, responsável pela revigoração física. Por isso muitas pessoas dizem que acordam cansadas e “moles” no calor. Não é apenas uma questão de preferência pelo frio.

E tem mais. Durante o sono REM, o corpo paralisa algumas atividades essenciais de regulação de temperatura como o suor, deixando o corpo mais sensível a mudanças de temperatura externa e menos tempo nesse estágio. Isso impacta negativamente a memória e o sistema imunológico, entre outros.


Como dormir melhor no verão

Felizmente existem alguns “truques” para refrescar o corpo e dormir melhor no verão. E você nem precisa de um ar condicionado para isso.


Use o ventilador da maneira correta

Trave a rotação do aparelho para longe da cama, preferencialmente apontando para uma janela aberta. É o suficiente para fazer o ar circular, abaixar a temperatura do quarto e refrescar o ambiente.

Se a janela não puder ficar aberta (afinal, dormir no verão com a janela aberta pode ser sinônimo de pernilongos), mire o ventilador para um corredor de ar no quarto, para uma porta aberta ou bem para o alto.


Cuidado com o figurino do sono

Alguns tecidos prejudicam o sono prendendo o calor e o suor no corpo e atrapalhando o seu descanso merecido.

Ao escolher o pijama, opte por tecidos leves e respiráveis, como o algodão. Evite o cetim, que não deixa que o ar flua tão bem.


Uma bolsa de água fria traz o frescor para dormir melhor no verão

Os velhos truques de colocar uma baforada do secador de cabelo embaixo dos lençóis ou levar uma bolsa de água quente para a cama no inverno podem muito bem ser adaptados para os dias mais quentes, basta inverter sua lógica.


Crie fluxos de ar ao redor do corpo.

O nome parece difícil, mas na verdade isso é bem simples: não usar lençol ou coberta para o ar circular facilmente ao redor do corpo e evitar o acúmulo de calor.

Se você é daqueles que não conseguem dormir descobertos, mantenha os braços e os pés para fora, assim já é possível criar um pequeno corredor de vento.


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page