top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

4 tipos de dor nas costas e o que cada uma pode significar



Você saberia diferenciar os tipos de dores nas costas e suas principais causas? Quase sempre procuramos ajuda para esse tipo de problema somente quando atingem estágios insuportáveis ou muito incômodos. No entanto, essas doenças que afetam tanto jovens quanto os mais velhos, podem ser evitadas com certos cuidados e boas práticas para cultivar uma postura correta.


Entenda melhor o que cada dor pode significar e o que pode ser feito para evitar:


Torcicolo

O torcicolo atinge a parte superior da coluna, bem na região do pescoço. Se trata de uma contratura muscular, ou seja, aquele famoso mau jeito que força a cabeça a girar para o lado oposto ao incômodo.

Suas causas podem ser variadas. Por exemplo, uma postura inadequada no trabalho, um excesso de peso na academia, uma simples tarefa de casa ou, até mesmo, um movimento mais brusco.

Essa dor costuma desaparecer em poucos dias e pode ser controlada com repouso e compressas de água morna. No entanto, a melhor forma é sempre a preventiva. E isso se dá por meio de alongamentos e de exercícios que fortaleçam a musculatura local.


Cervicalgia

O nome desse tipo de dor se dá pelo fato de atingir a coluna cervical, ou seja, no extremo oposto à lombar. é diagnosticada quando a pessoa reclama de incômodos na região próxima ao pescoço e aos ombros. Quando frequentes e não tratadas, podem se tornar crônicas e afetar drasticamente os movimentos do paciente.

Pode ser causada por uma má postura ao ler, ao trabalhar, ao usar o computador, ao dormir de forma inadequada ou de um esforço exagerado.


Lordose e escoliose

Esses tipos de dores nas costas também atingem milhares de brasileiros, inclusive, os afastando do ambiente de trabalho, ou até mesmo, das rotinas de casa.

São caracterizadas por uma curvatura irregular da coluna. Geralmente, são potencializadas por uma postura ruim, durante anos e, quase sempre, necessitam de tratamentos específicos como fisioterapia, ginástica holística e exercícios físicos para a recuperação da postura ideal.


Lombalgia

Um dos tipos de dores mais comuns nas pessoas é a chamada lombalgia. Quantas vezes você não colocou a mão na lombar para se alongar um pouco ou minimizar algum incômodo. Ela pode aparecer por uma falta de alongamento, de exercícios e, inclusive, por doenças mais graves como a hérnia de disco.

Costuma causar muito desconforto ao levantar, andar, sentar e se abaixar para pegar qualquer coisa. Assim como as demais dores, a melhor forma de prevenção é cuidar diariamente com exercícios e alongamentos.


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page