top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Alergia a frutos do mar



Entre os alimentos que provocam reações graves de alergias alimentares, com maior frequência estão os frutos do mar. Eles têm o poder de provocar o choque anafilático, uma reação súbita e grave que impõe socorro imediato por ser potencialmente fatal.


Por que frutos do mar causam alergia?

Alergias alimentares são causadas por uma reação adversa do corpo devido ao tipo de alimento que ingerimos.

O grau de complexidade da alergia varia de acordo com cada caso. A reação do sistema imunológico pode causar apenas uma coceira na pele e nos lábios, mas em níveis mais graves pode provocar até mesmo paradas cardiorrespiratórias.


A alergia a frutos do mar pode provocar choques anafiláticos, o que causa reações graves e coloca a vida do acometido em risco.

Os frutos do mar são divididos entre os moluscos e os crustáceos. Os moluscos incluem mexilhões, polvos, lulas, ostras e lesmas do mar. Já entre os crustáceos estão o camarão, o caranguejo, a lagosta e o lagostim.


Quais os sintomas?

Geralmente, os sintomas aparecem em alguns minutos até duas horas após a ingestão do alimento. Entre esses sintomas estão urticárias, vômitos, diarreia, falta de ar, tosse repetitiva, sensação de garganta fechada, problemas para engolir, pulso fraco, tonturas, conjuntivite alérgica, inchaço de lábios, língua e outras partes do corpo.


É importante saber que nem todas os sintomas são sinais de uma alergia. Algumas condições causadas por toxinas ou parasitas em frutos do mar também podem parecer reações alérgicas.

O teste de alergia é a maneira mais segura para saber se você é ou não alérgico. Para realizá-lo, é preciso procurar um médico alergologista.



95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page