top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Benefícios do banho gelado



A temperatura da água do banho pode ter diferentes benefícios para a saúde, dependendo se está mais quente ou gelada. No caso do banho gelado, apesar de ser desconfortável para muitas pessoas, é uma excelente forma de, logo após acordar, combater o cansaço e deixar a pessoa mais disposta para realizar as atividades do dia a dia, por exemplo.


Confira os principais benefícios de tomar um banho bem gelado:


Estimular o sistema imunológico

Um estudo científico realizado na Holanda mostrou que pessoas que tomaram banho gelado de manhã tiveram menos sintomas graves de gripe do que as pessoas que tomaram banho normalmente, além de se sentirem mais energizadas, o que também ajuda a se recuperar da doença de forma mais fácil.


Aumentar a disposição e o estado de alerta

O banho gelado aumenta a disposição, o estado de alerta e a sensação de bem estar porque melhora a circulação sanguínea, aumentando a demanda de oxigênio do corpo, o que acaba por diminuir o cansaço.


Melhorar a circulação sanguínea

Além de fazer com que a circulação sanguínea seja mais eficiente, o banho gelado diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda a prevenir de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, por exemplo.


Ajudar no tratamento da depressão

Alguns estudos demonstram que tomar banho gelado pode ajudar no tratamento da depressão, isso porque a água fria ativa os receptores de frio presentes na pele, enviando vários sinais elétricos para o cérebro, resultando no aumento da concentração de endorfina, que é um neurotransmissor que garante a sensação de bem estar.


Diminuir dores musculares

O banho gelado promove a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo as dores musculares e ajudando na recuperação do músculo após atividade física intensa. Além disso, ajuda a diminuir qualquer inchaço que a pessoa apresente e que cause dor.


Acelerar o metabolismo

Quando o corpo entra em contato com a água gelada, ele gasta mais energia para se manter aquecido, o que aumenta a queima de calorias. Além disso, o banho gelado estimula a produção de gordura marrom, um tipo específico de tecido adiposo, que gera energia ao queimar calorias, o que pode ajudar ainda mais pessoas que desejam perder peso.


Cuidar da saúde da pele e cabelo

O banho gelado ajuda a manter a saúde da pele, isto porque não retira a oleosidade natural e não resseca a pele como é mais comum de acontecer com o banho quente. O mesmo vale para os fios de cabelo.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page