top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Combinações de alimentos para se evitar


Desde pequenos, fomos acostumados a ouvir que algumas combinações de alimentos ou substâncias fazem mal à saúde e podem até causar a morte de quem os consome. Misturar manga com leite é um desses exemplos terríveis e incontestáveis que, segundo afirmavam as pessoas de mais idade, traria um desfecho não muito feliz a quem ousasse consumir a mistura.


Nesse caso, se trata apenas de um mito antigo. Lendas assim teriam sua origem no tempo da escravidão, quando os senhores afirmavam essa e outras mentiras para tentar evitar que os escravos furtassem alimentos considerados de acesso exclusivo da nobreza.


Mas há combinações de alimentos que devem sim ser evitados, pois se consumidos juntos podem causar alguns males como inchaço, gases ou a absorção incorreta de alguns nutrientes.


Combinações para se evitar:


Sanduíche e café

Uma das combinações mais comuns é o café escuro, acompanhado por um delicioso sanduíche de queijo. O problema é que os carboidratos simples que se encontram no pão impedem que o cálcio do queijo seja absorvido. Se a isso você ainda acrescentar o café, você perde de vez a chance de ter uma boa alimentação matinal.


Tomates e pepinos

Misturar tomates e pepinos numa mesma salada é algo muito pouco recomendado pelos especialistas. Pesquisas recentes mostraram que os dois vegetais juntos provocam a formação de alguns sais responsáveis por causar inchaço no corpo. Além disso, a mistura inibe a absorção de vitaminas.


Frutas nas refeições

Salada de manga, rúcula e kani. Banana no cantinho do prato ou aquele abacaxi assado junto à carne de porco. Ficou com a boca cheia d’água? Então esqueça! As frutas passam rapidamente pelo estômago e seguem para o intestino. Quando misturadas com outros alimentos, que levam mais tempo para serem digeridos, causam fermentação devido aos açúcares, o que pode trazer azia e mal estar.

Líquidos e refeições

Sim, nossas mães tinham razão: beber durante a refeição faz mal, prejudica a digestão ao torná-la mais lenta e, por conta disso, pode sim causar a tão indesejada barriguinha. Mas se você não consegue se alimentar sem ingerir líquidos, procure reduzir ao máximo essa combinação, pelo bem da sua saúde.


Carnes e batatas

Quem resiste ao bom e velho prato de bife com batata frita? E o hambúrguer de carne, também pede batata frita, não pede? Contudo, essa é mais uma das combinações de alimentos que devem ser evitadas. Encontrado nas batatas, o amido precisa de um meio alcalino para a sua digestão. Já a proteína da carne precisa de um meio ácido. Quando misturados, os dois confundem o cérebro, que os deixa parados por um bom tempo estômago. A consequência disso é a formação de gases e outros problemas.


2.610 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page