top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como cada refeição deve ser?



“No café da manhã coma como um Rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”, é uma das frases mais conhecidas quando o assunto é a quantidade ideal de alimentos que cada refeição do dia deve conter. Mas será que o ditado é mesmo válido na prática?

A maioria dos profissionais afirmam que sim, o café da manhã é o horário preferível para se alimentar melhor e em maior quantidade, pois as primeiras horas do dia é o período em que menos engordamos, enquanto a noite é o momento em que nosso corpo tem o metabolismo desacelerado, aumentando o acúmulo de gordura.


Para darem energia, os alimentos do café da manhã devem conter principalmente carboidratos, encontrados nos pães, nas frutas e nas geleias. Além disso, leite e derivados (queijos e iogurtes) fornecem proteínas e cálcio. As fibras, encontradas nas frutas, trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.


O almoço, a segunda refeição principal do dia, não deve ser omitido ou reduzido. É importante se alimentar bem nessa refeição, para permanecer com energia durante o restante do dia e evitar excessos no período da noite. Muitas pessoas não almoçam como deveria, e por isso sentem muita fome a noite.

Um exemplo de almoço balanceado é formado por 3 colheres (sopa) cheias de arroz cozido, meia concha média de feijão cozido, um filé médio de peixe cozido, uma colher (sopa) cheia de vagem cozida, uma colher (sopa) cheia de cenoura cozida, três colheres (sopa) cheias de rúcula, duas colheres (sopa) rasas de molho de iogurte e uma fatia pequena de melão de sobremesa.


O jantar, que fecha a alimentação do dia, deve suprir o corpo com os nutrientes que ficaram faltando e preparar o corpo para a noite de sono. Frutas e verduras são excelentes opções para o jantar. Uma opção é uma coxa de frango, 100g de couve-flor cozida, 100g de alface, 100g de palmito, 100g de pepino e 100g de uma salada mista de legumes.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page