top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como cuidar da saúde dos rins


Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.


São três as principais funções dos rins:

· eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc;

· manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;

· atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.


A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).


Quando a enfermidade está muito avançada, pode haver perda do apetite, náuseas, vômitos, cãibras, prurido (coceira), perda de memória, falta de concentração, tremores, insônia ou sonolência.


COM ALGUMAS MEDIDAS SIMPLES É POSSÍVEL CUIDAR BEM DOS RINS:

· Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.

· Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.

· Não fume e mantenha um peso adequado.

· Meça a sua pressão arterial.

· Cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page