top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como evitar as varizes?



As varizes são veias dilatadas, tortuosas e azuladas que aparecem principalmente nas pernas. Fazem parte da insuficiência venosa dos membros inferiores, condição que engloba desde as Teleangectasias (“Vasinhos”) até as úlceras varicosas.


A incidência de varizes na população adulta é cerca de 30% entre as mulheres e de 10% nos homens. Ao todo, 80% dos casos têm origem familiar, e os demais são secundários a condições como trombose venosa profunda prévia, trauma, síndromes genéticas e outros.


Apesar da principal causa das varizes ser a predisposição genética, muitos hábitos de vida predispõem e/ou agravam esta doença. Algumas dicas podem ajudar você a prevenir esta doença. Veja como evitar as varizes:


Cuide do Peso

O sobrepeso e a obesidade são uns dos principais fatores de risco para o surgimento das varizes. O excesso de peso sobre as pernas dificulta o retorno venoso. Além disso, a gordura abdominal gera compressão venosa, sendo mais um fator que leva à retenção do sangue nos membros inferiores.


Pratique Atividade Física

A prática de atividade física fortalece a musculatura da panturrilha e a mantém em constante atividade de contração, facilitando o retorno do sangue. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação, bicicleta são excelentes para ajudar na circulação, além de controlar o peso corpóreo. Lembre-se que antes de praticar qualquer atividade física, é preciso realizar uma avaliação médica para saber como está a sua saúde geral.


Não Fume

Entre os diversos malefícios que o cigarro causa à saúde está o surgimento das varizes. Algumas das inúmeras substâncias que compõem o cigarro, entre elas a nicotina, têm o potencial de aumentar a viscosidade do sangue. Quanto mais espesso, mais difícil de realizar o caminho de volta. O cigarro propicia também o aparecimento de outras doenças vasculares, como a obstrução arterial dos membros e das carótidas.


Atenção com uso de Anticoncepcionais

Entre outras substâncias, os anticoncepcionais possuem estrogênio e/ou progesterona, hormônios femininos que atuam na parede das veias e propiciam sua dilatação. O acompanhamento ginecológico periódico é importante para identificar se o uso de anticoncepcional pode estar propiciando o aparecimento das varizes.


Levantar e Andar

Acredite: nunca a humanidade ficou tanto tempo sentada. Seja no trabalho, no transporte público, dirigindo e até mesmo em casa. O excesso de tempo na mesma posição pode gerar graves consequências à saúde. Ficar muitas horas sentadas, com o mínimo de movimento das pernas, pode dificultar o processo de retorno venoso devido à falta de atividade da musculatura da panturrilha. O mesmo pode acontecer quando ficamos muito tempo em pé, também dificultando o processo de retorno do sangue. Como evitar as varizes: caminhe por pelo menos cinco minutos a cada hora que permanecer sentado ou de pé.


Eleve as Pernas

O hábito de colocar as pernas para o alto depois do expediente é recomendável. Depois de um longo período na mesma posição com poucas movimentações das pernas, a elevação é essencial para facilitar o processo de circulação sanguínea sem o impacto negativo da gravidade. Como evitar as varizes: Deixe as pernas elevadas acima do nível do coração por pelo menos 30 minutos todos os dias.


Use Meias de Compreensão

Popular entre corredores de longas distâncias, as meias de compressão também podem ser aliadas para evitar as varizes. As meias ajudam a reduzir a pressão da gravidade e sua compressão gradual auxilia no retorno venoso. Converse com o seu médico para saber qual o melhor modelo e a forma que deve ser usada.


Enquanto Sentado Movimente as Pernas

Pessoas que ficam muito tempo sentadas no trabalho, sem a possibilidade de caminhar conforme orientado acima, devem fazer periodicamente movimentos com a perna. Um exercício fácil é o movimento de “pisar no acelerador”. Este movimento leva à contração da musculatura da panturrilha auxiliando no retorno venoso.

Use Sapatos Confortáveis

O uso de sapatos desconfortáveis, seja com salto muito alto ou fino, seja porque são achatados demais ou que tenham a numeração inadequada, leva a pessoa a pisar de forma errada. Isso dificulta o retorno venoso e favorece o acúmulo de sangue nos membros inferiores.

Peça Orientação de um Cirurgião Vascular

Se você já tem varizes e deseja tratá-las e prevenir o aparecimento de novas veias, consulte um Cirurgião Vascular. Este é o especialista capaz de avaliar o grau da doença, indicar o melhor tratamento e passar as orientações de prevenção.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page