top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Descongestionante nasal vicia?


Um problema que incomoda crianças e adultos também: nariz entupido. Esse sintoma é super comum com o frio, a mudança brusca de temperatura, resfriados. E uma das formas de aliviar esse incômodo é usando o descongestionante nasal. Mas será que ele pode viciar?


Segundo especialistas, o uso contínuo do remédio pode provocar um efeito rebote. Depois de uma semana de uso, ele passa a diminuir o tempo de efeito e, quando o efeito acaba, o nariz volta mais entupido do que antes.


O vício é muito difícil de tratar, por isso a melhor dica é: não usar. E se usar, nunca ultrapasse cinco dias. O descongestionante tem venda livre e seu uso contínuo pode causar o que os médicos classificam de rinite medicamentosa. Quando se usa o descongestionante nasal por mais de 3 a 5 dias, esse rebote fica ainda mais forte, levando o organismo a precisar cada vez mais do remédio.


Além dos efeitos no nariz, o abuso de descongestionantes nasais pode aumentar a pressão arterial e levar à taquicardia.


Qual é a indicação dos descongestionantes nasais?

Esses descongestionantes são indicados em poucos casos — geralmente em quadros agudos de gripe, rinite ou rinossinusite. Nessas situações eles podem ser usados para melhorar o desconforto, principalmente durante a noite, mas evitando passar de 3 dias.


Será que eu tenho vício em sprays descongestionante nasal?

Quem diz que só consegue respirar com esses remédios — especialmente quando o efeito não dura muito e logo precisa usar o descongestionante em spray de novo — precisa ligar o sinal de alerta.

Você vai precisar procurar ajuda médica. O desmame depende de cada caso. Fora a dependência física, temos também a dependência psicológica, pois algumas pessoas não conseguem ficar sem pingar nada no nariz.


Não consegue ficar sem pingar alguma coisa no nariz?

Use o soro fisiológico para limpar o nariz. Existem também outras soluções nasais, como as com corticoide, mas nenhuma delas causam dependência. Somente as vasoconstritoras têm esse problema.




353 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page