top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Mundial do Diabetes


Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, só no Brasil há mais de 13 milhões de diabéticos. São números que assustam e para conscientizar a respeito da doença, no dia 14 de novembro foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial do Diabetes.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.


Principais tipos de diabetes

Diabetes tipo 1 - onde o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina

Diabetes tipo 2 - em que o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina


Diabetes Gestacional

Algumas mulheres desenvolvem diabetes gestacional. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento excessivo e, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta.


Outros tipos

São decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.


Principais sintomas tipo 1: vontade de urinar diversas vezes; fome freqüente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea; vômito.

Principais sintomas tipo 2: infecções freqüentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés; furúnculos.


Pré-diabetes

Níveis de açúcar no sangue acima da faixa normal, mas não alto o suficiente para ser diagnosticado como tendo diabetes. O risco de desenvolver diabetes aumenta, é muito importante que o diabetes seja diagnosticado o mais cedo, pois ele ficará pior se não for tratado.


A alimentação de todos, com ou sem diabetes, deve ser baseada em alimentos in natura (frutas, verduras, legumes e carnes) e produtos minimamente processados (arroz, feijão),limitando alimentos processados (geleia, atum enlatado, queijo) e evitando alimentos ultraprocessados (sorvetes, barra de cereal, macarrão instantâneo).


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page