top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dá para substituir o açúcar pelo mel?



Que o mel é naturalmente docinho, isso todo mundo sabe, mas será que ele pode ser uma boa alternativa para trocarmos o açúcar refinado em nossa alimentação?


Altamente nutritivo, é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante. É um adoçante natural que pode sim substituir o açúcar refinado e os adoçantes industrializados com a mesma eficiência de sabor e, claro, de forma muito mais saudável.

Mas é preciso cuidado pois assim como o açúcar, o mel também engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável por conter mais nutrientes e propriedades benéficas ao organismo, enquanto o açúcar refinado é composto por calorias vazias que não oferecem nutrientes ao corpo.


Pessoas diabéticas devem evitar o mel, pois possui muito açúcar e mesmo que natural, eleva rapidamente a glicemia do sangue e que o uso do mel para crianças menores de 1 ano de idade, não é recomendado, pois o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro.


Trocar o açúcar branco por mel em receitas

Além de adoçar bebidas, frutas e iogurtes, o Mel também pode substituir o açúcar branco refinado em receitas. Bolos e pães feitos com mel ficam fofinhos e frescos por mais tempo, sem ressecar, graças às propriedades higroscópicas do mel.


1.298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page