top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Hábitos para ser um homem saudável



Os homens têm fama de ser mais displicentes quando o assunto é o autocuidado, e essa não é nenhuma mentira – tanto que eles vivem em média 7,2 anos a menos do que as mulheres. Porém, é possível mudar esse quadro ao colocar em prática alguns hábitos saudáveis para a saúde masculina.


1. Tome pelo menos 2,5 litros de água por dia

Costuma-se dizer que devemos tomar 2 litros de água por dia; contudo, a quantidade ideal varia conforme o peso de cada pessoa: são 35 ml para cada quilo. Dessa forma, um homem de 70 kg precisa de pelo menos 2,45 litros de água (70 x 35 = 2.450) diariamente.


2. Tenha uma alimentação saudável

O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, porém, isso não quer dizer que os homens não precisam seguir uma alimentação equilibrada. O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar aumentam a tendência a problemas como colesterol alto, hipertensão e diabetes.

Por isso, é essencial seguir uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e proteínas magras.


3. Consuma os nutrientes que favorecem a saúde masculina

Além de evitar os alimentos que prejudicam o organismo, uma dieta saudável deve incluir nutrientes específicos para proteger o homem dos problemas mais comuns, auxiliando assim na manutenção da saúde masculina.


60% das vítimas fatais de infarto e AVC são do sexo masculino. Para preveni-las, é importante consumir nutrientes como:

Ômega-3: encontrado no salmão, atum, sardinha, azeite de oliva e linhaça;

Vitamina B12: encontrada em carnes, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico;

Beta-glucanas (fibras): encontradas no farelo de aveia.


Já em relação à saúde sexual, uma alimentação rica em nutrientes pode proteger o organismo contra o câncer de próstata e manter a qualidade e a quantidade dos espermatozoides, preservando a fertilidade. Veja onde encontrar:

Cromo: brócolis, nozes, cogumelos e peito de peru;

Vitamina C: frutas cítricas (acerola, goiaba, kiwi, laranja, limão, maracujá e tangerina);

Betacaroteno: cenoura, pimentão vermelho, batata-doce e manga;

Licopeno: tomate, pimentas e frutas vermelhas.


Para a saúde do cérebro e do sistema nervoso, o consumo dos nutrientes corretos contribui para a regulação do humor, a manutenção da memória, a capacidade de concentração e o combate a doenças como depressão, transtornos de ansiedade e demência. Saiba onde encontrá-los:

Ferro: bife de fígado, frutos do mar e vegetais crucíferos (brócolis, couve-manteiga);

Selênio: castanha-do-pará, fígado e rim;

Triptofano: ovos, queijo, abacate e chocolate amargo;

Vitaminas do complexo B: arroz integral, feijão, carnes e castanhas.


4. Pratique exercícios físicos

Junto com a alimentação equilibrada, a rotina de atividades físicas forma o principal pilar para a manutenção de um peso saudável, evitando doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica. Os exercícios fortalecem músculos e ossos, melhoram o condicionamento físico, aumentam a capacidade respiratória, previnem doenças cardiovasculares, preservam a saúde sexual e ajudam a elevar a autoestima.


5. Evite o álcool e o cigarro

O consumo de qualquer quantidade de álcool, mesmo que moderadamente, aumenta o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata. Por isso, recomenda-se evitar as bebidas ao máximo.

O cigarro, por sua vez, causa 90% dos casos de câncer de pulmão, além de ser responsável por 30% de todos os tipos de tumores malignos, incluindo câncer de boca, garganta, esôfago, estômago, fígado, bexiga e rim.


6. Durma bem e o suficiente

O sono não apenas é necessário para a reposição das energias, mas também por uma série de fatores relacionados à saúde física, mental e emocional.

Para usufruir dos benefícios de dormir bem, é necessário dormir de 7 a 9 horas por dia e ter um sono de qualidade.


7. Consulte o médico regularmente

Muitos homens tendem a adiar consultas médicas, buscando ajuda profissional apenas quando sentem dores intensas sintoma grave.

Pelo menos uma vez por ano, é preciso visitar o clínico geral para realizar exames como hemograma, perfil lipídico (colesterol) e glicemia (taxa de açúcar no sangue). Além disso, a partir dos 50 anos, é importante consultar o urologista e iniciar os exames de detecção do câncer de próstata.


139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page