top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

O único músculo que nunca se cansa é o coração



Ficou curioso com a chamada do nosso artigo? Pois essa é uma verdade científica. Sim, o coração é o único músculo do nosso corpo (órgão muscular) que nunca se cansa. Ele bate entre 60 a 100 vezes por minuto. Mais de 100 mil vezes por dia! Mas por que não se cansa, hein? Explicamos os detalhes a seguir.


Começamos explicando que alguns dos nossos músculos podem ser classificados como voluntários – a contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa; e involuntários – a contração e o relaxamento do músculo não depende da vontade da pessoa, que é o caso do coração.


O corpo humano é composto por três tipos de músculos. São eles: esqueléticos, lisos e cardíacos. Os músculos esqueléticos estão anexados aos ossos e tendões. Os músculos lisos funcionam automaticamente, nos ajudando a digerir alimentos, dilatar as pupilas e fazer xixi. E o músculo cardíaco é alimentado por mitocôndrias.


O coração, portanto, bombeia sangue por sua própria vontade. Com os nervos modulando a taxa intrínseca e a força do batimento cardíaco. Mesmo que os nervos sejam destruídos, o coração continua a bater. O volume total do coração é integrado de 30 a 35% de mitocôndrias. Essa grande quantidade de geradores de energia significa que o músculo cardíaco, em estado saudável, nunca precisa de descanso.


A dica, sempre, é cuidar da saúde como um todo. Com Alimentação Saudável, Corpo Saudável (atividades físicas) e Mente Saudável. Desta forma, consequentemente, você estará cuidando mais e mais de um coração saudável e “incansável”.


1.130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page