top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

O que acontece com nosso corpo enquanto dormimos?



O seu sono é muito importante para que todo o corpo funcione de maneira correta. Quando você dorme, há muitas atividades benéficas para o organismo, o que promove bem-estar e melhora a qualidade de vida da pessoa.


Os estágios do sono:

O sono humano é constituído por duas fases distintas: o chamado sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando acontecem movimentos rápidos dos olhos.


A noite de descanso começa com o sono não-REM, composto por três estágios diferentes:


N1 - transição da vigília para o sono mais profundo, porém, ainda um sono leve

N2 - desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real

N3 - sono profundo, com descanso da atividade cerebral


Eis, então, que chega a vez do sono REM. Nessa fase, há intensa atividade cerebral e movimentos oculares rápidos. É quando acontecem os sonhos e também a consolidação da memória.


Veja algumas curiosidades sobre o seu corpo enquanto você dorme:


A temperatura corporal cai

Em nossa rotina, realizamos diversas atividades, e a temperatura corporal é mais alta porque estamos queimando calorias. À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio.


Os olhos se movem rapidamente

Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso.


Informações irrelevantes são apagadas

A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos. A cada noite, encarrega-se de eliminar tudo aquilo que não serve e ocupa espaço em nossa memória. O que é valioso passa à memória de longo prazo; o restante, encaminha-se à reciclagem.


O organismo produz mais hormônios de crescimento

Esse é um dos motivos que explica por que os bebês passam a maior parte do dia dormindo. O hormônio de crescimento não apenas faz com que fiquem maiores, mas permite a regeneração de músculos, ossos e tecidos.


A garganta fica mais estreita

A razão de isso ocorrer é o relaxamento dos músculos: por isso, muitas pessoas roncam, ainda que não tenham o nariz congestionado. Em alguns casos, as vias respiratórias se fecham completamente e causam apneia do sono.


O sistema imunológico é reforçado

É preciso dormir, em média, 8 horas por noite para ter uma boa saúde. Quando descansamos, produzimos anticorpos, permitindo que o organismo se defenda dos ataques de vírus e bactérias.


Os rins descansam e a visão melhora

Durante o dia, a função renal está ativa para nos ajudar a filtrar as toxinas que se acumulam no sangue. Isso faz com que a urina seja produzida. No entanto, quando dormimos, a ação de filtrar é retardada para deixar de criar líquido. Já a visão é regenerada.


776 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page