top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

O que você precisa saber sobre o Dia do Deficiente Físico



Você sabia que, segundo dados do Censo, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência? Esse número representa 24% da nossa população. Aqui neste artigo nós reunimos essas e outras curiosidades sobre o Dia do Deficiente Físico, este 11 de Outubro. Informações relevantes para ampliarmos a nossa conscientização sobre a data.

O principal objetivo deste 11/10 é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.


A evolução da nossa sociedade passa por mais e mais investimentos que possam levar acessibilidade a todos. Quer exemplos que vivenciamos no nosso dia a dia? Estacionamento mais próximo em supermercados e shoppings; obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e restaurantes; assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; a construção de espaços públicos adaptáveis; entre tantas outras conquistas.


Agora experimente fazer uma viagem de volta no tempo. Você se lembra de como era raro você ver um cadeirante, por exemplo, dentro de um ônibus? O motorista precisava descer do veículo para carregar o passageiro no colo e depois pegar a sua cadeira. Com o passar dos anos, muita coisa mudou. E em muitas cidades brasileiras, por exemplo, já temos ônibus adaptáveis com elevadores para receber o passageiro com facilidade.


É claro que essa realidade ainda precisa se multiplicar mais e mais. Ainda estamos muito distantes do mundo ideal. Mas, neste dia 11 de outubro, Dia do Deficiente Físico, fica aqui a nossa mensagem de conscientização. Que todos os poderes possam olhar sempre com carinho para adaptação e facilidades de acesso. E que todos possam ter a empatia de lutar pelos direitos das pessoas com qualquer tipo de deficiência.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page