top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Por que bebês não podem comer mel?



Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita. No entanto, este não é o único alimento que é capaz de causar o botulismo, pois a bactéria também pode ser encontrada nos legumes e frutas.


Por esta razão, recomenda-se que a alimentação do bebê seja exclusivamente composta pelo leite materno quando possível, especialmente nos primeiros meses de vida. Esta é a forma mais segura de garantir que a criança está protegida de fatores externos que possam causar enfermidades, uma vez que o bebê ainda não possui defesas para combater bactérias, por exemplo.


O que pode acontecer se o bebê consumir mel?

Quando o corpo absorve o mel contaminado este pode afetar os neurônios em até 36 horas, causando paralisia de músculos e afetando diretamente a respiração. O risco mais grave desta intoxicação é a síndrome da morte súbita do recém-nascido, em que o bebê pode vir a falecer durante o sono sem ter apresentado sinais e sintomas previamente.


O que fazer se o bebê comer mel?

Se o bebê ingerir o mel é necessário procurar um pediatra imediatamente. O diagnostico será feito observando sinais clínicos e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais. O tratamento para o botulismo é feito por lavagem gástrica e, em certos casos, a criança pode precisar de aparelhos para facilitar a respiração. Normalmente, a recuperação é rápida e o bebê não sofre nenhum risco devido ao tratamento.


Recomenda-se atenção a estes sinais nas 36 horas seguintes após o bebê ter consumido mel:

· Sonolência;

· Diarreia;

· Esforço para respirar;

· Dificuldade de levantar a cabeça;

· Rigidez de braços e/ou pernas;

· Paralisia total de braços e/ou pernas.


Caso surjam dois ou mais destes sinais, é recomendado ir ao centro de saúde mais próximo, pois estes sinais são indícios de botulismo, que devem ser avaliados novamente pelo pediatra.


6.047 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page