top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Por que fazer um check-up completo?

2024 já começou e nada melhor do que aproveitar esse começo de ano para priorizar o que mais importa: a sua saúde! Por isso é indicado um check-up completo para iniciar o ano com o pé direito.



Por que fazer um check-up completo?

O check-up é uma avaliação médica de rotina personalizada, ou seja, são solicitados exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar do paciente. Os testes são determinados pelo profissional que o acompanha, pois ele é capaz de decidir o que precisa ser mapeado de acordo com sua realidade.


Essa prática é muito importante para a saúde de qualquer pessoa. Afinal, por meio do check-up é possível diagnosticar doenças e identificar, precocemente, qualquer sinal de problema. E esses diagnósticos são fundamentais para a elevação dos índices de cura das doenças. Outro ponto de destaque é que, a partir do resultado, o médico poderá traçar um plano de melhoria da qualidade de vida do paciente e, também, buscar o alívio de alguns sintomas.


Quais são os exames mais pedidos pelos médicos?

Sem dúvida, o exame mais conhecido e mais pedido pelos médicos é o hemograma. Com uma amostra de sangue, esse tipo de exame avalia diversos elementos presentes na corrente sanguínea e identifica índices como o de colesterol, além de perfil lipídico e funcionamento dos rins. Com o resultado em mãos, também é possível analisar os riscos de anemia, AVC e hipertensão.

No caso dos homens acima dos 45 anos, o check-up deve incluir o PSA (antígeno prostático específico), que complementa o exame de toque prostático, que ajuda a detectar o câncer de próstata ou prostatite.

Outros testes muito comuns são os de fazes e urina, pois eles avaliam as principais vias de excreção do corpo. O exame de fezes analisa o material fecal com o intuito de verificar a presença de parasitas, micro-organismos e possíveis bactérias. Já o de urina identifica a forma microscópica de células, bactérias e cristais, eventualmente presentes na amostra, podendo observar possíveis alterações que indicam a presença de doenças.

Para o check-up de mulheres, também são indicados os exames de mamografia – fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e o Papanicolau, para prevenir o câncer de colo uterino.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page