Buscar
  • Leader Saúde

Rosácea: cuidados em época de frio


Vermelhidão no rosto nem sempre é, simplesmente, sinal de timidez. Você conhece a rosácea? É uma doença genética que leva à hiper-reatividade dos vasos da pele, especialmente nas pessoas de pele clara. Os vasos tendem a se tornar dilatados e fatores de inflamação são ativados, gerando sintomas como flushing (ficar vermelho e quente em determinadas situações como em ambientes quentes e após tomar vinho ou chá), vermelhidão persistente, espinhas e espessamento da pele do nariz.

A sua origem não é totalmente compreendida, mas há fatores que desencadeiam e pioram a doença, como exposição solar, alterações hormonais, mudanças climáticas, fumo, álcool, cafeína, alimentos condimentados e apimentados. E o frio pode piorar o quadro com surgimento de vermelhidão persistente e lesões inflamatórias como espinhas.


Cuidados

Durante a época mais gelada do ano, quem sofre com o problema deve evitar banhos demorados e em água muito quente, além de bebidas e comidas picantes consumidas neste período. Mesmo nessa época, é fundamental usar filtro solar diariamente e manter a hidratação da pele com substâncias calmantes como água thermal, chá verde, camomila e aloe vera.

Existem inúmeros tratamentos, que variam de acordo com a gravidade da rosácea, e podem incluir produtos tópicos como filtro solar, hidratantes e calmantes, até antibióticos orais na fase aguda, com muita inflamação.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Rosacea #Inverno #Frio

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo