top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Sinais de desidratação



A água é fonte de vida e saúde. Ela representa cerca de 70% do peso total do corpo de um indivíduo. Naturalmente, expelimos o líquido ao longo do dia através da urina, fezes, suor e até pela respiração, ou seja, eliminamos, por dia, entre 2 e 2,5 litros de água. Quando seu corpo sofre com mais de 5% dessa perda, você começa a sentir os sintomas e sinais de desidratação.


Os sinais de desidratação surgem quando o corpo usa ou perde mais líquido que o ingerido, nesse caso o organismo tem dificuldade de desempenhar suas funções normais. Em casos mais severos, pode ocorrer perda de consciência, coma e resultar até em morte.


Quais são os sinais de desidratação?

Os sintomas mais comuns da desidratação são sede e boca seca. Isso pode ocorrer porque o nosso corpo precisa repor os nutrientes perdidos. Porém, apenas a sede não é parâmetro para medir a necessidade de água no corpo. A sede exagerada, associada a outros sintomas como baixa diurese ou urina escura, pode ser um forte fator indicativo.


Confira outros sintomas:


· Boca e peles secas;

· Olhos fundos;

· Tontura;

· Fraqueza;

· Cansaço excessivo;

· Diminuição da elasticidade da pele;

· Dor de cabeça;

· Diminuição ou ausência de lágrimas;

· Queda da pressão arterial;

· Aumento da frequência cardíaca;

· Moleira afundada nos bebês.


3 dicas para se prevenir

O melhor remédio é sempre a prevenção, então para não entrar nesse quadro, algumas dicas são muito importantes:


· Beba água: parece óbvio, porém muitas vezes esquecemos de realizar esse simples exercício e ignoramos os sinais de desidratação mais básicos. A melhor dica é beber água mesmo estando sem sede. Priorize sempre água filtrada em vez de outros líquidos como refrigerante, por exemplo.


· Use roupas leves em clima quente: uma das formas que mais eliminamos líquido é através do suor, então evite superaquecer seu corpo.


· Evite exposição solar desnecessária: especialmente nos horários mais quentes do dia. Prefira sempre ambientes arejados e com temperaturas amenas.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page