Apesar da principal fonte de produção da vitamina D ser através da luz solar, há alguns alimentos que podem favorecer e ajudar na sua produção. A vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.
Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente os de origem animal, como salmão, ostras, carnes, queijo, leite e ovos. No entanto, existem outros alimentos que podem ser fortificados com esta vitamina, como é o caso dos cereais do café da manhã, por exemplo.
Confira na lista os alimentos mais ricos em vitamina D:
1. Óleo de fígado de bacalhau
2. Óleo de salmão
3. Salmão
4. Salmão defumado
5. Ostras cruas
6. Arenque fresco
7. Leite fortificado
8. Ovo cozido
9. Carnes (frango, peru, porco) e vísceras em geral
10. Carne de boi
11. Fígado de galinha
12. Sardinhas enlatadas no azeite
13. Fígado de boi
14. Manteiga
15. Iogurte
16. Queijo cheddar
17. Peixe espada
18. Truta
19. Leite de soja fortificado
20. Cogumelos*
*Os fungos (cogumelos) podem ser uma boa fonte de vitamina D, pois necessitam dos raios UV do sol para sintetizar essa vitamina. No entanto, para que possam fornecer a vitamina D ao serem consumidos, é indicado que sejam colhidos ao sol e, por isso, uma boa opção é escolher os cogumelos de origem orgânica.
Quantidade diária recomendada
Caso a exposição solar não seja suficiente para obter as quantidades diárias de vitamina D, é importante que a quantidade seja alcançada através da alimentação ou de suplementos vitamínicos. Nas crianças a partir de 1 ano de idade e em adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15 mcg de vitamina D, enquanto que pessoas mais velhas devem consumir 20 mcg por dia.
Comments