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Alimentos ricos em Vitamina D



Apesar da principal fonte de produção da vitamina D ser através da luz solar, há alguns alimentos que podem favorecer e ajudar na sua produção. A vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.


Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente os de origem animal, como salmão, ostras, carnes, queijo, leite e ovos. No entanto, existem outros alimentos que podem ser fortificados com esta vitamina, como é o caso dos cereais do café da manhã, por exemplo.


Confira na lista os alimentos mais ricos em vitamina D:


1. Óleo de fígado de bacalhau

2. Óleo de salmão

3. Salmão

4. Salmão defumado

5. Ostras cruas

6. Arenque fresco

7. Leite fortificado

8. Ovo cozido

9. Carnes (frango, peru, porco) e vísceras em geral

10. Carne de boi

11. Fígado de galinha

12. Sardinhas enlatadas no azeite

13. Fígado de boi

14. Manteiga

15. Iogurte

16. Queijo cheddar

17. Peixe espada

18. Truta

19. Leite de soja fortificado

20. Cogumelos*


*Os fungos (cogumelos) podem ser uma boa fonte de vitamina D, pois necessitam dos raios UV do sol para sintetizar essa vitamina. No entanto, para que possam fornecer a vitamina D ao serem consumidos, é indicado que sejam colhidos ao sol e, por isso, uma boa opção é escolher os cogumelos de origem orgânica.


Quantidade diária recomendada

Caso a exposição solar não seja suficiente para obter as quantidades diárias de vitamina D, é importante que a quantidade seja alcançada através da alimentação ou de suplementos vitamínicos. Nas crianças a partir de 1 ano de idade e em adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15 mcg de vitamina D, enquanto que pessoas mais velhas devem consumir 20 mcg por dia.


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