Buscar
  • Leader Saúde

Choque Térmico: quais os sintomas e como evitar?



Sair de um ambiente muito quente e entrar num lugar muito frio (ou vice e versa) é basicamente a explicação do que pode causar um choque térmico na prática. Quando uma pessoa passa por uma mudança brusca de temperatura, pode sofrer alguns danos corporais.


Sintomas do choque térmico

Os sintomas mais comuns são a tontura e o rosto gelado, mas também podemos ver tremores, hipotensão ou hipertensão arterial e a própria paralisia facial. Por isso, caso você trocou de ambientes com temperaturas diferentes e teve alguns dos sintomas citados, fique atento porque pode ser perigoso.


Ar-condicionado causa choque térmico?

Muitas pessoas questionam se o uso do ar-condicionado em dias muito quentes causar o choque térmico. Como o choque pode acontecer na mudança brusca de clima, nossa indicação é que você escolha uma temperatura mais amena para seu ar-condicionado.

O ideal é que a sala em que você está se mantenha em torno de 23 graus, considerada a temperatura ideal. Assim, é possível combinar o conforto do seu dia a dia com o cuidado que é extremamente necessário.


Como evitar?

  • Tome bastante água

Estar com seu corpo hidratado ajuda a evitar o choque térmico. Por isso, não esqueça da garrafinha de água. Além de fazer bem para a saúde do seu corpo, ela ajuda a evitar todos os sintomas que já listamos até aqui. Esse é só um exemplo da importância da água para a nossa saúde.


  • Mudança gradual de ambientes

Se você vai sair numa noite de inverno e acabou de tomar banho, nossa dica é que você faça uma transição gradual entre os ambientes, acostumando o corpo ao frio da rua. É mais difícil acontecer um choque térmico saindo do banho, pois a mudança de temperatura precisa ser mais extremas, mas o cuidado é sempre bem-vindo.


  • Ingira alimentos mais leves

Frutas e verduras ajudam a equilibrar o seu organismo, tornando seu corpo mais forte e, por consequência, ajudando a evitar esse problema.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #ChoqueTermico #Temperatura #ArCondicionado #Calor

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo