top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Setembro Amarelo: como ajudar alguém que passa pela depressão?



Quando um amigo ou familiar está passando por uma depressão, para ajudar é importante se informar sobre o assunto e deixar o outro confortável para falar sobre o que está acontecendo.

Algumas ações podem ajudar a conviver com uma pessoa deprimida, e ajudá-la a lidar com a depressão:


Procurar informações sobre a depressão

Procurar informações profundas e completas sobre o que é a depressão, os tipos existentes e quais os sinais e sintomas que este transtorno psicológico pode apresentar, é o primeiro passo para ajudar alguém que está passando por um episódio depressivo, evitando assim, que ocorra alguns comportamentos e falas que podem ser prejudiciais para a pessoa deprimida.


Deixar o outro confortável

Permitir que o outro fale ou não sobre a situação, deixando-o confortável é de grande importância quando existe a vontade de ajudar alguém que está passando pelo episódio depressivo. É comum que surjam dúvidas sobre como as coisas aconteceram e porque aconteceram, no entanto, a pessoa pode se envergonhar das razões que desencadearam o transtorno, mas também podem não ter a resposta para essa pergunta.


Recomendar que procure ajuda

A depressão é um transtorno psicológico incapacitante, mas que pode ser controlada e ter os sinais e sintomas reduzidos até o desaparecimento, e isso só é possível por meio da ajuda de um psicólogo e psiquiatra, que irá instruir a pessoa com depressão a entender o que está acontecendo e a lidar de forma racional com o sofrimento que é sentindo neste transtorno. É também importante buscar apoio na família e amigos.


Desencoraje o consumo de álcool e drogas

Álcool e drogas são válvulas de escape para quem tem depressão. Porém, são muito perigosas, pois podem piorar o quadro pelo seu efeito depressor. Portanto, você pode convidar o seu amigo para socializar e se distrair, mas não o estimule a beber ou a usar qualquer tipo de droga.


Sugira a prática de esportes

A atividade física é uma grande aliada de quem está em depressão. Junto a outros métodos de tratamento, pode melhorar o humor e qualidade de vida. Para estimulá-lo a se exercitar, convide-o para caminhar, praticar algum esporte de grupo, participar de alguma aula ou ir à academia.


Não ignore comentários suicidas

Existe uma ideia muito difundida no Brasil que diz que “quem vai se matar não avisa ou tenta, apenas se mata”. Isso é completamente falso. De acordo com Luiz Scocca, metade das pessoas que tentam se suicidar realmente conseguem. Além disso, 35% das tentativas malsucedidas são realizadas de novo dentro de um ano. Portanto, nunca ignore um comentário sobre suicídio. Pelo contrário, leve-o a sério.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page