top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como armazenar alimentos da forma correta na geladeira?



Segundo a OMS, por ano, surgem no mundo 600 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos contaminados. Essas contaminações podem ocorrer desde a plantação até o preparo final, o que inclui a etapa de estocagem. Será que você tem o hábito de armazenar alimentos na geladeira de forma correta?


Armazenar alimentos na geladeira | Como fazer?

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu uma pesquisa chamada "Segurança dos alimentos: práticas de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos em residências brasileiras". Após a análise, chegou-se a conclusão que a parcela significativa dos entrevistados não seguem práticas de higiene, manuseio e armazenamento de alimentos adequados.


A partir do resultado da pesquisa, com intuito de ajudar na correção dos erros, os pesquisadores desenvolveram uma cartilha com orientações sobre a forma correta para armazenar alimentos na geladeira. De acordo com o material, os itens devem ser dispostos da seguinte forma:


Primeira prateleira: ovos, iogurte, leite e derivados;

Segunda prateleira: sobra de alimentos;

Terceira prateleira: alimentos em descongelamento;

Gaveta: verduras, legumes e frutas;

Portas e compartimentos: bebidas, temperos, conservas, geleias, sucos e água;

Freezer / congelador: comida pronta congelada, carnes cruas congeladas, produtos congelados, sorvetes e gelo.


Quando a geladeira é colocada em temperatura adequada e o armazenamento de alimentos é feito de forma correta isso retarda a multiplicação dos micro-organismos. Além do mais, permite que as propriedades nutricionais e sensoriais sejam mantidas, além de evitar riscos de contaminação.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page