top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo



A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população mundial é sedentária, consequentemente sujeita a um maior risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O baixo nível de atividade física está associado a diversas doenças crônicas degenerativas. Para alertar a população sobre os riscos do sedentarismo e incentivar a prática regular de atividade física é comemorado no dia 10 de março, o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.


Mas como deixar de ser sedentário? Há pequenos macetes diários que podem te ajudar a sair aos poucos do sedentarismo. Confira:


Movimente-se sempre que possível

Não é preciso se inscrever na academia, nem comprar equipamentos e acessórios para sair do sedentarismo. Apenas levantar-se da cadeira com mais frequência ao longo do dia e passar mais tempo em pé do que sentado já faz muita diferença.


Realize atividades domésticas

Varrer a casa, cuidar do jardim, fazer faxina e cozinhar podem ser consideradas atividades físicas leves para quem não tem o hábito de se movimentar.


Troque o transporte motorizado pelos músculos

Em vez de sair de casa de carro ou de transporte público, que tal caminhar ou ir de bicicleta? Comece com trajetos pequenos, como ir à padaria e ao banco, e aumente o percurso aos poucos. Da mesma forma, trocar o elevador pela escada pode ser uma forma fácil de se exercitar sem precisar separar um horário específico para isso.


Não espere a motivação, dê o primeiro passo

O mais difícil é sair do estado de inércia e começar o movimento. Se estiver com preguiça, saia de casa pensando em andar apenas até o fim da rua. Uma vez lá fora, é muito maior a chance de você continuar a caminhada.


Comece com poucos minutos

Há dias em que realmente não temos tempo para uma hora de exercícios. Não tem problema. Vinte minutos já são suficientes para acordar o corpo, melhorar a circulação e acelerar o metabolismo.


Divirta-se

É muito mais fácil se mexer quando você encontra uma atividade física que lhe dá prazer. Se gosta de dançar, por exemplo, uma ideia é colocar um vídeo do seu cantor favorito no YouTube e dançar por pelo menos meia hora como se estivesse em uma festa.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page