top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Os benefícios de se livrar do sedentarismo



O Brasil infelizmente é um país de sedentários, cerca de 100 milhões de brasileiros sofrem com o sedentarismo segundo o IBGE.

A falta da atividade física pode levar a obesidade e a outras doenças graves, e é necessário gastar em média 300 calorias por dia para sair do sedentarismo.

Abandonar o sedentarismo não é das tarefas a mais fácil, mas é preciso ter determinação, força de vontade e principalmente começar aos poucos. Muitos desistem no meio do caminho pois mudam drasticamente a rotina e os hábitos, o recomendado é iniciar devagar para que se possa acostumar com as mudanças.

Veja alguns dos benefícios para te convencer a sair do sedentarismo:


1. Melhora a circulação

O retorno venoso é aprimorado com a ajuda da boba muscular, o coração ajusta a circulação arterial, e a função respiratória.

2. Combate a osteoporose

Estudos comprovam que os impactos ao fazer exercícios são benéficos para a resistência dos ossos.

3. Ânimo

Fazer atividades físicas libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar e prazer.

4. Melhora a insônia

O cansaço dos exercícios ajuda o corpo a relaxar e a pegar no sono mais facilmente durante a noite.

5. Prevenção de doenças cardíacas

Controla a pressão arterial, e por isso previne doenças que afetam o coração.

6. Previne e melhora a diabetes

Com a prática de se exercitar o corpo acaba por produzir maior quantidade de insulina, sendo benéfico tanto para diabéticos quanto para a prevenção da doença.

7. Previne a trombose

O sedentarismo favorece os coágulos sanguíneos nas pernas, com a prática de exercícios a circulação do sangue é estimulada prevenindo naturalmente esse problema.

8. Previne a depressão

Alguém que tem predisposição à depressão pode ter mais chances de adquirir a doença quando é sedentário, pois se entrega mais facilmente a vícios como o alcoolismo por exemplo. A prática regular de atividades físicas ajuda como um coadjuvante no tratamento, além de melhorar a autoestima.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page