
Há pessoas que são consideradas notívagos, ou seja, preferem dormir mais tarde ou até mesmo “trocar o dia pela noite”, indo dormir nos horários em que a maioria das pessoas costumam estar acordando. Será que esse hábito pode fazer mal a saúde?
Um amplo estudo publicado na revista Chronobiology International sugere que sim, dormir mais tarde pode aumentar os riscos de desenvolvimento de distúrbios psicológicos e de outras doenças. Porém, antes de interpretarmos esse estudo ao pé da letra, é preciso compreender algumas das muitas variáveis a serem observadas em cada circunstância.
Há pessoas que são mais produtivas no período da manhã, enquanto outras rendem mais nas tarefas à tarde. Essas características são particulares de cada indivíduo e se desenvolvem ao longo da vida. Há quem crie o hábito de acordar cedo, mesmo nos dias em que está de folga, enquanto alguns preferem ficar acordados até mais tarde, mas sofrem no dia seguinte na hora que o despertador toca.
Dormir com luzes acesas, seja durante o dia ou à noite, é prejudicial à qualidade do nosso sono. Isso porque parte do nosso cérebro não descansa quando há claridade. A escuridão é um dos fatores necessários para a produção de melatonina. Esse hormônio natural é produzido pelo cérebro durante a noite e nos ajuda a pegar no sono.
Quando optamos por dormir durante o dia, é como se tivéssemos que enganar o cérebro, mostrando para ele que não é “dia”, mas sim “noite”, pois está escuro. Essas condições, se não forem bem controladas, afetam o nosso relógio biológico. É por isso que nos sentimos mais cansados a partir do momento que passamos a trocar o dia pelas noites.
O uso de eletrônicos na hora de dormir é também um dos fatores que podem influenciar diretamente na qualidade do sono. A iluminação direcionada diretamente para os nossos olhos não induz o organismo a entrar em um estado de repouso, o que seria natural que ocorresse a partir do momento que nos deitamos.
Ao dormir durante o dia, as chances de que você não consiga cumprir todos esses requisitos da mesma maneira que conseguiria cumprir se estivesse dormindo à noite aumentam, o que resulta em condições mais propícias para que algum problema de saúde se desenvolva.
Comentários