top of page

Quais as diferenças dos frutos, legumes e verduras?

  • Foto do escritor: Leader Saúde
    Leader Saúde
  • 30 de set. de 2021
  • 2 min de leitura


É provável que você tenha observado o tomate e se perguntado: “é uma fruta ou um legume?”.

E essa é uma dúvida bem comum, pois a verdade é que classificar alguns alimentos pode ser mais complicado do que parece.


Como saber diferenciar?


Frutos

O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.

São exemplos de frutos: abacate, pepino, uva, laranja, abóbora, tomate, maracujá, uva, limão, berinjela, pimentão, kiwi e o pêssego.


Frutas

A forma correta seria “frutos”, pois o termo fruta é apenas uma expressão popular, portanto não difere dos alimentos anteriores. Ele é usado para identificar frutos que possuem normalmente sabor adocicado e são comestíveis.

Um caso curioso é o do morango: nem todo mundo sabe que ele é, na verdade, um falso fruto. O que nós comemos é só uma parte da flor – o receptáculo -, que fica carnoso e cheio de suco depois da fecundação. Os verdadeiros frutos do morango são os pequenos grãos ao redor da sua casca vermelha, que passamos a vida imaginando ser suas sementes.


Legumes

Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas.

Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.

Alguns legumes podem também ser considerados frutos, o que os diferencia é que no termo popular “fruta”, são considerados aqueles com o sabor adocicado.

São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.


Verduras

As verduras são as mais simples e fáceis de entender. Verdura nada mais é do que folhagem comestível, as famosas hortaliças. Podem ser folhas, flores, plantas botões ou hastes. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia para identificar as verduras.

São exemplos de verduras: alface, couve, rúcula, repolho, coentro, espinafre, orégano, hortelã.


Raízes

Há também as raízes, que não deixam de ser frutos e legumes que se encaixam também nessa categoria. São basicamente a parte mais importante da planta que a mantém viva e saudável no solo.

São exemplos de raízes: cenoura, mandioca, beterraba, gengibre, inhame, rabanete.


Por fim, vale lembrar que legumes, verduras, raízes e frutas são as divisões mais amplas das hortaliças. É possível ir além e classificar subcategorias dentro dessas categorias.


 
 
 

2 Comments


neeraj negi
neeraj negi
May 14

Great post! I really appreciate the insights you've shared here. The way you’ve explained the topic is clear and informative, making it easy to understand even for someone new to the subject.


Also see my Blog: IP PBX System Provider In Delhi

Like

john smit
john smit
May 07

It’s so interesting to learn how fruits, vegetables, and greens are classified differently based on their characteristics. Understanding these distinctions can really help us choose the right foods for our meals. By the way, if you're ever in need of convenient office refreshment services, there are options to make sure everyone stays hydrated and energized throughout the day!

Like
ANS--.jpg
ANS_LEADER-.png

CNPJ 02.127.779/0001-36

Copyright © 2019, Leader Assistência Médica e Hospitalar. Todos os direitos reservados.

0800 580 0082 | (11) 3181-5048

CENTRAL DE VENDAS 0800 580 2425

logo-atendimento--.png

@newsaudeleader

bottom of page