top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Quais as diferenças dos frutos, legumes e verduras?



É provável que você tenha observado o tomate e se perguntado: “é uma fruta ou um legume?”.

E essa é uma dúvida bem comum, pois a verdade é que classificar alguns alimentos pode ser mais complicado do que parece.


Como saber diferenciar?


Frutos

O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.

São exemplos de frutos: abacate, pepino, uva, laranja, abóbora, tomate, maracujá, uva, limão, berinjela, pimentão, kiwi e o pêssego.


Frutas

A forma correta seria “frutos”, pois o termo fruta é apenas uma expressão popular, portanto não difere dos alimentos anteriores. Ele é usado para identificar frutos que possuem normalmente sabor adocicado e são comestíveis.

Um caso curioso é o do morango: nem todo mundo sabe que ele é, na verdade, um falso fruto. O que nós comemos é só uma parte da flor – o receptáculo -, que fica carnoso e cheio de suco depois da fecundação. Os verdadeiros frutos do morango são os pequenos grãos ao redor da sua casca vermelha, que passamos a vida imaginando ser suas sementes.


Legumes

Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas.

Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.

Alguns legumes podem também ser considerados frutos, o que os diferencia é que no termo popular “fruta”, são considerados aqueles com o sabor adocicado.

São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.


Verduras

As verduras são as mais simples e fáceis de entender. Verdura nada mais é do que folhagem comestível, as famosas hortaliças. Podem ser folhas, flores, plantas botões ou hastes. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia para identificar as verduras.

São exemplos de verduras: alface, couve, rúcula, repolho, coentro, espinafre, orégano, hortelã.


Raízes

Há também as raízes, que não deixam de ser frutos e legumes que se encaixam também nessa categoria. São basicamente a parte mais importante da planta que a mantém viva e saudável no solo.

São exemplos de raízes: cenoura, mandioca, beterraba, gengibre, inhame, rabanete.


Por fim, vale lembrar que legumes, verduras, raízes e frutas são as divisões mais amplas das hortaliças. É possível ir além e classificar subcategorias dentro dessas categorias.


6.877 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page