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Suas redes sociais te fazem mal?



Qual a última vez que você checou suas redes sociais? É provável que apenas há algumas horas ou até minutos.

Conversas no Whatsapp, posts no Facebook, Stories no Instagram, vídeos no Youtube, fora as inúmeras novas redes sociais que se popularizam todos os dias. É tanta coisa pra ver, comentar e interagir que fica até difícil deixar o celular longe por um tempo.


Mas e quando tudo isso te faz entrar num ciclo vicioso, ou em uma situação ainda pior, te deixa ansioso? O problema pode estar nos excessos que você comete e às vezes nem percebe.


Veja a seguir alguns sinais de que as redes sociais não tem feito bem para a sua saúde mental:


1 – Checar as redes sociais é a primeira e última coisa que você faz no dia

Você vai para cama com sono, mas nada de fechar os olhos antes de checar as redes sociais. Contudo, basta dar uma olhadinha e pronto, o sono já se foi! Ainda assim, no dia seguinte, quando acorda, a primeira coisa que você faz é pegar o celular e abrir as redes sociais, para ver o que estão publicando.


2 – Você checa as redes sociais infinitas vezes ao longo do dia

Apenas cinco minutos se passaram desde a última vez que você checou as redes sociais. Mesmo assim você vai abrir a rede social outra vez. Vai que alguém perguntou alguma coisa importante no WhatsApp? E se alguém tiver comentado o seu último post no Facebook? Quantas curtidas sua última foto teve até agora? Você pensa nisso tudo e vai correndo dar mais uma olhadinha.


3 – Você se sente por fora de tudo quando não está conectado às redes sociais

Você não consegue lidar bem com a ideia de passar um dia inteiro desconectado. Quando isso acontece, se sente completamente excluído e por fora de tudo. É consumido pela ansiedade, raiva e nervosismo e reza para o dia acabar logo. É um sofrimento para você se “desligar” do mundo virtual.


4 – Você anda distraído e não consegue se concentrar

Você fica tão entretido com as redes sociais que não presta muita atenção ao que acontece à sua volta. Não vê que a fila andou, o sinal abriu, o elevador chegou. Além disso, tem dificuldades para se concentrar nas tarefas mais simples da rotina, por conta das distrações tecnológicas.


5 – Você interage ao mesmo tempo com o mundo real e virtual

Por mais que tente se policiar, você ainda não consegue estar 100% presente quando conversa pessoalmente com alguém. Há sempre um celular para atrapalhar. Basta uma nova mensagem para seu senso de urgência gritar. E você vai responder a mensagem na hora, mesmo se não for urgente.


6 – Você se preocupa demais em ter a aprovação dos outros

Não basta só postar. Tem que gastar tempo e energia pensando nos textos e nas legendas antes de publicar. Tudo em busca da aprovação dos outros, que é instantânea no mundo virtual. Assim, você posta e não consegue se desligar. Fica ansioso ou ansiosa para saber a resposta da audiência e acompanha tudo em tempo real. Se a publicação não for um sucesso, o resultado é frustração, baixa autoestima, insegurança e insatisfação.


7 – Você se compara o tempo todo com os outros

Compara sua vida, seu corpo e seu status social com a blogueira famosa, o amigo do Facebook, o colega de trabalho e por aí vai… Pensa que a grama do vizinho é sempre mais verde e se culpa por não ter a mesma vida “perfeita”.

Contudo, falta sempre alguma coisa. A sensação é de que você está ficando para trás, enquanto todos estão dando um passo à frente. Aí vêm as cobranças, a frustração, a angústia e a ansiedade.



Para que a tecnologia traga mais benefícios do que prejuízos na sua vida, experimente fazer pequenas mudanças:


- Quando estiver em um compromisso pessoal ou profissional deixe o celular guardado;

- Estabeleça horários para acessar as redes sociais durante o dia;

- Desative todas as notificações do seu celular;

- Mantenha o smartphone longe de você na hora de dormir;

- Não comece o dia checando as redes sociais. Faça isso depois do café;

- Busque sempre momentos de lazer e diversão na vida real;

- Tire um dia de folga da internet e veja como você se sente!


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